O pré-candidato à prefeitura de Goiânia, empresário Vanderlan Cardoso (PSB), está cumprindo agenda proposta de conversar com lideranças de todos os partidos. O objetivo é buscar parcerias para composição de uma chapa competitiva para as próximas eleições municipais na capital.
Nesta terça-feira (19) o empresário, e ex-prefeito de Senador Canedo, tomou café da manhã com o presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha. Durante o encontro os dois conversaram sobre a administração da capital e os arranjos políticos para as eleições de outubro. Vanderlan deixou claro que está conversando sem imposição nenhuma e que uma boa gestão para Goiânia está acima de qualquer projeto pessoal.
Vanderlan Cardoso destacou a importância política de Vilmar Rocha no estado, devido a sua trajetória como homem público. Ele acredita em uma parceria para a disputa da prefeitura, mesmo que isso só ocorra no segundo turno. Afirmou ainda que a conversa foi bastante positiva, principalmente pela experiência política do presidente do PSD. “O Vilmar já exerceu mandato de deputado estadual, deputado federal, já pleiteou vaga ao Senado e é Secretário de Estado, atualmente. Então é uma pessoa com bastante sabedoria política e é sempre bom conversar com pessoas assim”, comentou.
Ainda no mesmo dia, Vanderlan Cardoso recebeu o deputado federal, delegado Waldir, para um almoço. A pauta da conversa não poderia ter sido outra senão as eleições municipais de Goiânia.
Há rumores de que o deputado pode sair do PSDB, seu partido, por não ter espaço para pleitear, de igual pra igual, a vaga de cabeça de chapa na disputa interna da agremiação. Ele tem recebido convites para mudar de sigla e com isso pode compor com o ex-prefeito de Senador Canedo, formando uma chapa bastante forte. No almoço não falaram sobre quem seria o candidato à prefeito e quem ficaria com a vice, caso acertassem a parceria.
À noite Vanderlan Cardoso se encontrou com o presidente metropolitano do PSDB, Rafael Lousa, e tiveram uma conversa bastante produtiva. Mesmo com situações diferentes, pois o PSDB irá precisar de prévias para a escolha do representante da sigla, e Vanderlan Cardoso está com sua pré-candidatura bastante consolidada dentro do PSB, Lousa confirmou que o partido não abre mão de lançar candidato na cabeça de chapa. Portanto a conversa se concentrou em apoio para o segundo turno. “A gente precisa conversar sem imposição. Tem que ser um diálogo de mão dupla”, destacou o ex-prefeito de Senador Canedo.
Vanderlan já havia se encontrado com o deputado estadual Francisco Júnior, pré-candidato do PSD, e com Luiz Bittencourt, do PTB. Disse, também, que ainda pretende conversar com os demais nomes que estão cogitados para a disputa deste ano, como a delegada Adriana Accorci. “Mas no fim não queremos uma chapa com muitos partidos, pois seria pressionado a fazer muitas concessões que atrapalharia a governabilidade, e não é o que queremos.
Vamos para o embate com uma chapa compacta, porém bastante eficiente e competitiva”, afirma o pré-candidato.
O PSB de Vanderlan se lançou na disputa como um partido independente, ou seja, não pertence nem à base do governo estadual nem à oposição. Mas, como Vanderlan tem boa aceitação em praticamente todos os partidos, isso tem favorecido o diálogo. Ainda não se pode afirmar quem estará na disputa do segundo turno das eleições de Goiânia, mas o certo é que, chegando lá, Vanderlan poderá se fortalecer bastante, pois tem dialogado com todos os partidos. E, ganhando as eleições, não terá dificuldades com falta de governabilidade.