O governador Marconi Perillo afirmou nesta sexta-feira (17/3), ao participar do Encontro Estadual do PP, realizado em propriedade rural do senador Wilder Morais, que o Programa de Investimentos e Entrega de Obras e Benefícios será o maior do País pós-crise. "Depois de 2 anos e meio de luta, da maior crise da história do Brasil e dos planos de ajuste que nós tivemos a coragem de fazer, no dia 30, às 10 horas, vamos lançar o maior programa de investimentos do Brasil", afirmou o governador, à plateia de 141 prefeitos, deputados estaduais e federais, militantes e simpatizantes do partido presentes ao encontro.
De acordo com Marconi, os recursos utilizados nas obras, realizadas em parceria com as administrações municipais, serão 100% oriundas do Tesouro estadual. A declaração foi feita durante Encontro Estadual do Partido Progressista (PP), realizado na fazenda Toca da Orca, de propriedade do senador pepista Wilder Morais, e contou com a participação de 141 prefeitos goianos.
“Não estou precisando botar nenhum centavo da Celg para ajudar os prefeitos. É tudo dinheiro do Tesouro do Estado”, declarou o governador, que recebeu 245 prefeitos no Palácio Pedro Ludovico e consolidou parceria com Adib Elias, de Catalão, único administrador que ainda não havia sido recebido, em Goiânia. Em evento, na última quarta-feira, 15, na John Deere/Catalão, Marconi e Adib ajustaram parceria para ampliação do Distrito Minero Industrial (Dimic) da cidade.
Marconi destacou a dificuldade em reduzir gastos e enxugar a máquina para que fosse possível fazer este anúncio. “Depois de 2 anos e meio de luta, de crise, de planos, para recuperação financeira, depois da maior crise da história do Brasil, os planos de ajuste que nós tivemos a coragem de fazer, vamos lançar nosso maior programa de investimentos do Brasil”, anunciou.
De acordo com o governador, quase todos os prefeitos já receberam uma correspondência acerca dos convênios. “Se não receberam, vão receber sua carta e a proposta do convênio. Indistintamente, independente de partidos”, afirmou. A solenidade para oficialização dos convênios será realizada no dia de 30 de março, às 10h da manhã, no Centro de Convenções de Goiânia.
Confira a íntegra do discurso do governador Marconi Perillo
Já tivemos a honra de termos sido filiados ao PP. Só fui filiado até hoje a três partidos: PSDB, mas também fui filiado ao PP. Me elegi deputado federal pelo PP. Tenho um carinho muito grande pelo PP e o José Eliton também tem um carinho muito grande.
Mas nós estamos muito felizes porque o PP hoje tem um grande comandante no Brasil e em Goiás, que é o senador Wilder. O senador Wilder é uma pessoa diferenciada em todos os aspectos. Na vida social, na vida empresarial, na vida política. O senador Wilder começou “lá de baixo” aqui em Taquaral. Passou fome para estudar. Apostou no estudo, se formou engenheiro, trabalhou muito e hoje é um dos grandes empresários brasileiros. Porque acreditou na educação e acreditou na força do trabalho. Hoje ele é senador da República. E é um senador que nunca disse “não” ao povo goiano, nunca disse “não” ao governo de Goiás.
Tive o privilégio de ter o Wilder como meu secretário de Infraestrutura, lá no ano de 2011 e 2012, indicado pelo José Eliton. E ele foi um grande secretário. Virou senador e não virou as costas para os goianos. Não ficou lá fazendo discurso apenas para inglês ver. Ele foi para o interior trabalhar, foi para o Senado para trabalhar, foi atrás das verbas.
Não tem preguiça. No carnaval, agora, enquanto muita gente estava descansando, estava o Wilder em igreja por igreja para levar a mensagem como senador da República, para pedir oração e as bênçãos para continuar fazendo um grande trabalho.
Eu me identifico muito com o Wilder porque nossas origens são semelhantes. Nós dois apostamos muito na educação para chegar onde chegamos. E apostamos muito no trabalho. Por isso que o Wilder está pavimentando a volta dele para o Senado “com CBUQ”, com a pista pavimentada de mão dupla.
Ele não tem preguiça para visitar a qualquer hora uma cidade de 1 mil habitantes ou uma cidade de 1 milhão e meio de habitantes. Essa tem sido a rotina do Wilder. Ele está trabalhando, ajudando a todos e pavimentando sozinho a volta dele para o Senado. Ele não está brigando com ninguém. Ele não está enchendo a paciência de ninguém. Ele não está dando “piti” nenhum. Ele está conquistando pelo trabalho.
Ninguém vence o trabalho. Ninguém. Quantas vezes as pessoas falaram ‘Marconi caiu e não levanta’? E levantei com a força de Deus, dos meus companheiros e do trabalho, da luta.
Hoje estão aqui mais de 140 prefeitos de todos os partidos para te dizer, Wilder, só uma coisa: “Obrigado Wilder. Obrigado senador Wilder”. Vejo aqui o João Gomes. Vejo aqui a nossa prefeita de Goiás, Selma, que é uma grande companheira. Vejo tantos prefeitos, tantos deputados. Vocês vem aqui hoje para dizer: “Obrigado, meu querido amigo, senador Wilder Morais”.
Ontem, fui a Brasília para falar com a direção da Caixa Econômica Federal. Quem me levou? Quem pediu? Quem ajudou? Wilder Morais. E não foi uma coisinha à toa não. Foram mais ou menos R$ 400 milhões a R$ 600 milhões a mais em nosso programa de investimentos.
Quero agradecer o Gilmar e a Marise, nossos baluartes. Nelson, vice-presidente da Caixa, muito obrigado.
Não tem dia, não tem hora, não tem feriado, não tem dia santo, não tem dia de semana. Precisou do Wilder, “é na hora”. E é por isso que ele vai pavimentando seu caminho para voltar triunfalmente para o Senado da República.
Queria fazer um convite a vocês. Depois de 2 anos e meio de luta, de crise, de planos, para recuperação financeira, depois da maior crise da história do Brasil, os planos de ajuste que nós tivemos a coragem de fazer, no dia 30 agora, às 10 horas, eu quero convidar a todos vocês para, ao lado do nosso querido vice e futuro governador José Eliton, nosso querido senador Wilder, atual e futuro senador, os nossos deputados, nossos prefeitos, lançar nosso maior programa de investimentos do Brasil.
Eu quero já convidá-los para o dia 6 estarem comigo. Quase todos os prefeitos já receberam a nossa carta falando dos convênios. Se não receberam, vão receber. Porque senão tumultua demais o Gabinete do José Eliton. Todos vão receber a sua carta e a proposta do convênio. Indistintamente, independente de partidos.
E tem uma coisa. Não estou precisando botar nenhum centavo da Celg para ajudar os prefeitos. É tudo dinheiro do Tesouro do Estado. Então queria convidar a todos vocês para estarem conosco lá no dia 30, às 10 horas da manhã, no Centro de Convenções.
Eu queria encerrar, dizendo uma coisa. Onde quer que eu esteja, conte comigo.
Tem mais uma coisa. Há dois dias, nosso querido senador Wilder Morais foi escolhido líder de um bloco formado pelo PP e pelo PSD, que tem 13 senadores da República. Se ele já era bom, líder dele mesmo, imagina agora, líder de 13 senadores. Isso tem força, isso tem peso, isso significa mais verbas para o interior goiano, mais verbas para o governo do Estado, maior representação. Parabéns, senador Wilder.
Eu já fui senador da República quatro anos e não dei conta de chegar, nem de longe a liderar uma bancada de 13 senadores. Parabéns, Wilder. Você é o primeiro de Goiás a liderar uma bancada tão expressiva como essa. Do jeito que as coisas estão indo, e eu sou um cara leal, gosto de ajudar quem me ajuda, pelo menos dois votos já decidi: José Eliton e Wilder Morais.