Projeto, em parceria com Segplan, elaborou cadeia de valor da SSPAP e identificou arquitetura de processos. Próximo passo é mapear gargalos
O Escritório Integrado de Gestão, coordenado pela Gerência de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), apresentou, nesta terça-feira (15), o resultado da primeira fase de implantação do sistema de Gestão por Processos na SSPAP. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio de um termo de cooperação técnica.
O titular da pasta, Ricardo Balestreri, destacou durante o evento a importância de ações voltadas para a melhoria dos serviços públicos: “O resultado impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade”.
A gerente de Planejamento da SSPAP, Juliana Manzi, informou que a primeira etapa consistiu na elaboração da cadeia de valor da SSPAP e na identificação da arquitetura de processos.
Em sua apresentação, Manzi explicou que cadeia de valor é a tradução da missão da empresa, a partir dos macroprocessos que, quando alinhados à estratégia, entregam valor ao cliente e permitem alcançar a visão da organização. “Arquitetura de processos é o desdobramento da cadeia de valor de forma hierarquizada, detalhada e organizada, onde estão identificados todos os processos organizacionais”, completou.
O superintendente de Modernização Institucional da Segplan, Vandir Gomes, afirmou que o trabalho foi árduo e que a Segplan continuará com amplo apoio ao projeto da SSPAP. “Não tenho dúvida de que esse é o caminho para melhorar a qualidade dos serviços públicos”. Ele representou, na ocasião, o secretário de Planejamento, Joaquim Mesquita.
A partir de agora, começa a segunda fase do projeto que vai fazer o mapeamento de todo o processo, tais como, gargalos, fluxos etc. Após a identificação dos problemas será elaborado os procedimentos de melhorias.
Participaram também da reunião, o superintendente executivo, coronel Edson Costa, o superintendente executivo de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique Balduino de Oliveira, além de superintendentes, chefes, gerentes e coordenadores da SSPAP.