De janeiro a outubro deste ano, o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Estado, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, contabiliza o registro de 30.095 manifestações da população, o que atinge a média de 3 mil demandas por mês. Relatório elaborado pela Superintendência de Ouvidoria-Geral da CGE mostra que em outubro foram realizados 2.816 atendimentos, dos quais 2.277 já respondidos e outros 539 estão em andamento. Do total de manifestações em outubro, 1.143 tiveram atendimento imediato, por meio do call center, enquanto outras 1.673 se transformaram em processos registrados no sistema.
O maior número de demandas dos cidadãos em outubro foram para órgãos como o Ipasgo, Detran, Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda. Quanto às demandas registradas em outubro e que se transformaram em processos no Sistema de Gestão de Ouvidoria, 345 foram requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI); 631 foram reclamações, 393 denúncias; 35 sugestões; 245 pedidos gerais de informação e 24 elogios.
Em relação aos pedidos LAI, 255 já foram respondidos e outros 90 estão em andamento, com observância dos prazos legais para oferta das respostas. Os órgãos mais demandados nos requerimentos LAI em outubro foram a Secretaria da Educação, Secretaria da Fazenda, Junta Comercial, Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria de Segurança Pública, Agetop e Ipasgo. Os temas mais recorrentes foram plano de saúde, processos/procedimentos, multas de trânsito e pedidos de informações ao Governo.
Todos os cidadãos interessados podem dialogar com o Governo do Estado por meio da Ouvidoria-Geral. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; pelo site da Controladoria Geral do Estado www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; pelos portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.