Propondo debater temáticas envolvendo a Política Nacional de Cultura Viva e a implementação da Rede Cultura Viva em Aparecida de Goiânia/GO, o II Seminário de Políticas Públicas Culturais – Cultura Viva e suas perspectivas, acontece nos dias 15 e 16 de dezembro. A ação de formação e mobilização acontece na sede do Pontão de Cultura, o Teatro de bolso Cidade Livre (Jd. Monte Cristo – Aparecida de Goiânia).
O evento, oferecido gratuitamente, é uma iniciativa do Ponto de Cultura Cidade Livre, com apresentação do Fundo de Arte e Cultura do estado de Goiás.
A abertura do seminário será realizada na sexta-feira (15), às 18 horas, com a mesa-redonda A importância do Cultura Viva para a política cultural brasileira. O debate terá a presença do artista bonequeiro Chico Simões (coordenador do Ponto de Cultura Invenção Brasileira – Taguatinga/DF), da pesquisadora Ariel Nunes (antropóloga e doutoranda pela UnB) e Takaiuna Correia (arte educadora e coordenadora do Pontão de Cultura Cidade Livre).
Já no sábado (16), a programação continua a partir das 9 horas com a oficina Política Nacional de Cultura Viva: implementação da Lei 13.018/2014 na gestão local. A atividade será mediada pelo gestor cultural Alexandre Santini (autor do livro Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina) e se estende até às 17 horas com a mesa Desafios para implantação da Rede Cultura Viva em Aparecida de Goiânia, com a presença do Secretário Executivo de Cultura de Aparecida de Goiânia, Avelino Marinho (administrador público) e do Presidente do Conselho Municipal de Cultura Jefferson Lobato (ator e produtor cultural).
O público alvo do seminário são produtoras/es culturais, membros de grupos e organizações culturais, gestoras/es de políticas públicas, gestoras/es de políticas culturais, professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes, produtoras/es culturais, brincantes, representantes de movimentos sociais e culturais e público em geral.
As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser realizadas no site www.teatrocidadelivre.com
Programação Artística
Durante os dias do Seminário, várias apresentações artísticas compõem a programação. A esquete Estrangeirismos da Cia. de Teatro Cidade Livre será responsável pela abertura do encontro. Teremos também o grupo Mamulengo Presepada, com a apresentação do premiado espetáculo Mateus – O Último Homem da Cobra.
No segundo dia, a Roda de Violeiros dos Estado de Goiás (ROVEG) e o encerramento do seminário com o grupo de chorinho de Aparecida de Goiânia, Os Meninos do Choro.
SERVIÇO
II Seminário de Políticas Culturais de Aparecida de Goiânia: Cultura Viva e suas perspectivas
Local: Teatro de bolso Cidade Livre (Av. Progresso Qd. 21 Lt. 04 Cs. 01, Bairro Jardim Monte Cristo)
Período: dias 15 e 16 de dezembro,
Mais informações: www.teatrocidadelivre.com
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 15 de dezembro:
– 18h00 – Inscrição e credenciamento
– 18h30 – Abertura do Seminário com a apresentação da esquete Estrangeirismo da Cia. de Teatro Cidade Livre.
– 19h00 – Mesa Redonda 01.: A importância do Cultura Viva para a política cultural brasileira.
Componente 01: Chico Simões (Ponto de Cultura Invenção Brasileira – Taguatinga DF,
Componente 02: Takaiúna Correia (Presidenta do Ponto de Cultura Cidade Livre)
Componente 03: Ariel Nunes (doutoranda da UNB).
– 20h – Apresentação artística: O mamulengo de Chico Simões.
Dia 16 de dezembro:
– 9h00 às 12h00 – Oficina: “Política Nacional de Cultura Viva: implementação da Lei 13.018/2014 na gestão local” Oficineiro: Alexandre Santini
– 12h30 – Almoço: Galinhada tradicional da Brazimar Rodrigues
– 14h00 – Apresentação artística: Roda de Violeiros com a ROVEG – Roda de Violeiros do Estado de Goiás
– 14h30. Mesa Redonda 02: Desafios para implantação da Rede Cultura Viva em Aparecida de Goiânia
Componente 01: Jefferson Lobato (Presidente do Conselho Municipal de Cultura),
Componente 02: Avelino Marinho (Secretaria Executiva de Cultura de Aparecida de Goiânia)
– 17h30 – encerramento. Apresentação artística: Os Meninos do Choro