Economia

Seis meses de gestão: onde estamos para aonde vamos

         Complem bate recorde de receita. Com essa excelente notícia começamos aqui um balanço dos seis primeiros meses de gestão do atual Conselho de Administração. Em um único mês, em 41 anos de história, a Cooperativa superou seu faturamento no mês de outubro: R$45 milhões. Uma notícia muito animadora e positiva para comemorar em grande estilo. Consequência de um trabalho sério e do comprometimento com os cooperados que depositaram confiança nessa equipe que assumiu a Complem em abril desse ano.

          Mas as boas notícias não param por aí. Uma nova reestruturação nas contas da Cooperativa também representou um grande avanço nos últimos seis meses. Entre as novas medidas administrativas adotadas pelo atual Conselho estão:

  1. a) Renegociação de empréstimos, reduzindo juros,  em alguns casos prolongando os empréstimos  para prazos maiores;
  2. b) Ajuste no fluxo de caixa  para reduzir a necessidade de capital de giro;
  3. c) A criação de um grupo dos principais gestores,  com a participação dos diretores executivos para trabalhar a revisão do Planejamento Tático Operacional 2019 e elaboração do Planejamento 2020 com reuniões programadas uma vez por semana;
  4. d) Estudo e elaboração da Revisão Estatutária;
  5. e) Políticas de governança  com foco nos resultados  para a Complem e os cooperados;
  6. f) A contratação de uma empresa de consultoria para a elaboração do Planejamento Estratégico até 2025.

          Na área contábil, o Conselho de Administração também realizou mudanças estratégicas, importantes para o bom funcionamento da Cooperativa, entre elas:

  1. a) Passou a exigir relatórios comparativos com análises detalhadas na prestação de contas mensal;
  2. b) Mudança dinâmica das reuniões do Conselho, com vistas a otimizar o tempo nas discussões de futuro;
  3. c) Antecipação das informações.

           Alguns setores da Cooperativa sofreram mudanças em sua estruturação para fortalecer ainda mais o atendimento aos cooperados e potencializar custos, como os Departamentos de Cadastro e Conta Corrente. Os dois foram unificados e anexados ao Departamento de Apoio ao Cooperado, o DAC. Todos juntos para atender melhor nossos associados. O Departamento de Transporte também foi reestruturando oferecendo maior agilidade e, em breve, cuidará também de toda a logística da Cooperativa.

           Na parte de assistência técnica, vários investimentos foram realizados pela atual gestão, tanto na compra de maquinários para locação como espalhador de calcário, pulverizadores de defensivos agrícolas e balança da precisão, quanto na área de genética para melhorar a qualidade do nosso rebanho leiteiro. Nesses seis meses, mais oito produtores de leite foram beneficiados na transferência de embriões, receberam doses de sêmen dentro do Projeto Encadeamento Produtivo desenvolvido pela Complem em parceria com o SEBRATEC e a Sanvet Embriões.

            Também no setor de produção tivemos prova da qualidade dos nossos produtos com o resultado da pesquisa Pop List do Jornal O Popular. Entre mais de 200 marcas de leite disponíveis no mercado em Goiás, a Compleite foi a terceira mais lembrada pelo consumidor goiano, o que significa o compromisso do Conselho de Administração em fortalecer ainda mais nossa marca valorizando sempre o produtor de leite e também os transportadores que têm um papel importante nessa cadeia produtiva.

            A nova gestão também entrou para a história da Cooperativa quando realizou o 1º Workshop Complem com Você que reuniu, em agosto, em um só local, vários dirigentes de cooperativas, cooperados e um especialista na área jurídica, Dr. Luiz Carlos Crema, advogado e consultor, que fez uma análise do Estatuto Social e que, agora, trouxe sugestões de mudanças para o documento elaborado há quatro décadas.

           Outro grande projeto da nova gestão é a Feira da Agricultura Familiar Complem para beneficiar os pequenos produtores rurais. O Conselho de Administração está concluindo as obras em frente ao Supermercado para dar início a esse empreendimento ainda em dezembro desse ano e que tem por objetivo reforçar a renda do pequeno cooperado que vai participar com toda produção própria, direto de suas propriedades. Futuramente, essa produção deverá ultrapassar fronteiras e ser exportada para outros países. A atual diretoria está trabalhando e buscando parcerias nesse sentido. A Feira é uma extensão do Renda Complementada que ganhou nova dimensão nessa atual gestão. Para isso, foi criado o Departamento de Agricultura Familiar para que o pequeno produtor receba toda atenção e assistência técnica necessárias.

            “São promessas cumpridas. Para nós do Conselho de Administração é uma satisfação poder estar apresentando esses resultados positivos, frutos de muito trabalho, para devolver aos cooperados e à sociedade, ações concretas que fazem parte de um estudo realizado para melhor gerir nossa Cooperativa. Ainda há muito que ser feito, mas para nós é um orgulho trazer transparência e demonstrar as consequências da nossa gestão. Agradeço aos cooperados pelo apoio e confiança, aos meus companheiros de trabalho e aos colaboradores pela dedicação e empenho, na certeza de que nossa jornada está apenas começando, mas com certeza, estamos no caminho certo,” comemorou Sérgio Penido, presidente do Conselho de Administração.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics