A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) lançou, nesta sexta-feira (18), uma série de inovações na área de tecnologia da informação. O Portal de Aplicações 2.0, o @GoiasBot, o módulo do RHNET para solicitação eletrônica de férias e o novo Padrão para Portais institucionais do Governo de Goiás foram desenvolvidos pela Superintendência da Central de Tecnologia da Informação (SCTI) e visam modernizar a facilitar a relação dos servidores e público com os sistemas do Estado.
As mudanças, que estarão disponíveis na próxima semana, foram resultado de um projeto de reestruturação tecnológica que vem sendo realizado pela SCTI desde 2015. Nesse período, os técnicos se debruçaram sobre vários projetos tecnológicos para escolher o melhor padrão de acessibilidade, segurança, transparência e usabilidade.
A Segplan será a primeira a adotar as mudanças, que depois serão expandidas a todos os órgãos do Governo de Goiás. “As alterações são aparentemente simples, mas significativas”, resumiu o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, na reunião de trabalho realizada para apresentar as novidades. Ele lembrou, ainda, que a modernização tecnológica faz parte dos projetos do programa Goiás Mais Competitivo (GMC). Segundo o secretário, as mudanças significaram um grande desafio tecnológico. Mas que elas vieram para oferecer aos internautas modernidade, segurança das informações, além de dar maior transparência aos serviços e ações do Governo.
De acordo com o superintendente executivo da Segplan, Bruno Perillo, a atualização foi uma determinação do governador Marconi Perillo, que pediu também prioridade na reformulação dos sites institucionais do Estado. “O objetivo é aumentar a transparência nos serviços oferecidos aos servidores e à população em geral”, explica.
Superintendente da Central de Tecnologia da Informação, Ricardo Borges explica que as ferramentas adotadas são “aquelas que adotam as melhores práticas e tecnologias do mercado, a ferramenta utilizada para confecção dos sites foi premiada e reconhecida mundialmente. O @GoiasBot é uma inovação de encontro com a tendência de mercado de usar-se assistentes pessoais inteligentes”. Confira as principais mudanças:
?Sites institucionais
Usando como base os sites inclusivos e acessíveis do Governo Federal, o novo padrão visual dos sites institucionais oferece opções para aumentar ou diminuir o tamanho das letras e contrastar cores, o que possibilita ao usuário a customização da página de acordo com suas necessidades. Os layouts passam a ser responsivos, ou seja, se adaptam a dispositivos móveis como tablets e smartphones. As mudanças proporcionam melhor experiência de navegação com padrão e arquitetura do site que facilitam a leitura.
Para o compartilhamento de dados do Estado, a plataforma Joomla foi escolhida por ser um sistema já consolidado no mercado que oferece atualizações constantes que aumentam a segurança dos dados, além do manejo fácil e intuitivo do sistema. A plataforma possibilitará o desenvolvimento colaborativo de novas funcionalidades que após validadas pela equipe da SCTI estarão disponíveis a todos os órgãos do Estado.
IntraGoiás
O IntraGoiás, portal que dá acesso aos sistemas integrados do Estado, também carrega as alterações de layout, responsividade e customização da página. O sistema de busca foi otimizado e os links contam com uma nova distribuição na página, proporcionando navegabilidade mais eficiente, melhor experiência do usuário, com um tempo menor de busca por informações.
Férias
Entre as facilidades oferecidas aos servidores está o sistema automatizado de férias, mais transparente e de fácil planejamento. A partir de agora, o servidor pode verificar pelo próprio sistema seu período de férias e pré-agendar datas. Todo o trâmite ocorre via sistema sem uso de papel, assinaturas e redução da burocracia, economizando recursos e tempo.
@Goiasbot
Com a tecnologia dos chamados “robôs” ou assistentes pessoais inteligentes, o servidor passa a ter acesso a dados como o os lançamentos recentes no ponto eletrônico e ao contracheque dos dois últimos meses. Ele pode ter a opção de receber pelo celular a data e a hora dos últimos lançamentos do ponto no sistema, instantaneamente. O robô funcionará via Telegram e foi elaborado para facilitar o acesso instantâneo aos serviços e ser de fácil acesso e operação. “Não há Estado no Brasil em que o servidor tem acesso a esse tipo de serviço pelo celular”, afirma Bruno Perillo.