Agronegócio

Seapa participa da 1ª Bienal dos Negócios Florestais em Goiás

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participa, nos dias 19 e 20 de setembro, da 1ª Bienal dos Negócios Florestais em Goiás. O secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto fará a palestra magna logo após a abertura do evento, no dia 19, às 16 horas, sobre o tema ‘Ações estruturantes para o desenvolvimento do setor florestal em Goiás’. Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), o evento tem entrada gratuita e ocorrerá no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Agropecuárias de Goiás, em Goiânia. O objetivo é promover a melhoria do ambiente de atuação dos produtores e demais empresários inseridos na cadeia produtiva de florestas plantadas no Estado.

As inscrições devem ser realizadas pela loja virtual do Sebrae, no endereço https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja. A ideia do evento, segundo a organização, é provocar reflexões, fortalecer a cadeia produtiva florestal em Goiás, para apresentar ao mercado o potencial que a silvicultura goiana tem no agronegócio, gerar negócios entre produtores e demais empreendedores da cadeia florestal, além estabelecer canais de comunicação entre os elos desta cadeia. Com isso, busca-se demonstrar a organização e capacidade de execução deste setor, visando mais eficiência e celeridade na conquista da implementação pelo Governo do Estado do Plano de Desenvolvimento Florestal.

Conforme explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o setor tem buscado se fortalecer no Estado e o Governo de Goiás, por meio da Seapa, tem apoiado iniciativas para organizar e consolidar o Grupo da Silvicultura no Estado. “O Estado de Goiás tem buscado apoiar o fortalecimento desta cadeia que é fundamental para a questão energética da indústria goiana. Precisamos articular para que os setores industriais e da silvicultura enxerguem caminhos para trabalharem em conjunto e, assim, fortalecer essa cadeia e a economia no Estado como um todo”, destacou.

Ele lembra, ainda, que no dia 17 de maio, a Seapa recebeu o Seminário Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Setor Florestal de Goiás, promovido pelas entidades ligadas à silvicultura. Nesse sentido, acrescenta que a Bienal que será realizada neste mês é um passo adiante na efetivação de uma cadeia estruturada no Estado.

Grupo Gestor
A ação é parte do Grupo Gestor de Silvicultura que é coordenado pelo Sebrae Goiás. São parceiros integrantes do grupo: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),  Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faeg Senar), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Goiana de Engenheiros Florestais (Agef), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Empresa Júnior da Escola de Agronomia da UFG (CIPPAL).

Conforme explica a organização do evento, diante de vários desafios que o setor enfrenta para promover o desenvolvimento florestal no Estado de Goiás, barreiras como a implementação do Plano de Desenvolvimento Florestal precisam ser vencidas. Várias conquistas como a grande base científica, gerada pelos centros de conhecimento e pesquisa, as potencialidades, oportunidades e desafios do mercado entre outros precisam ser divulgados para a sociedade empresarial e produtora do estado.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics