O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou que mais de 46 mil trabalhadores goianos que não sacaram o PIS e o Pasep de 2016 tenham uma nova oportunidade de receber o abono. O prazo havia encerrado em junho deste ano, mas foi prorrogado e os trabalhadores terão entre os dias 26 de julho e 30 de dezembro para resgatar os valores, mesmo período em que serão pagos os abonos referentes a 2017.
O Ministério do Trabalho informou que dos 805 mil goianos com direito a receber o PIS e o Pasep, 759 mil, ou seja, 94% do total, já realizaram o saque. No entanto, o Ministério declara que 33 milhões ainda estão disponíveis e que todos que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, recebendo até dois salários mínimos mensais, têm direito de receber o abono.
Cada trabalhador recebe proporcionalmente ao tempo trabalhado e quem trabalhou todos os 12 meses do ano tem direito a 954 reais. Quem trabalhou apenas um mês ainda assim poderá receber 80 reais.
Para receber o abono, os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal e os servidores públicos o Banco do Brasil.