Programa Cidade Segura retira 20 toneladas de fios de postes do Setor Sul
Ação é resultado da parceria entre Prefeitura de Goiânia, Ministério Público de Goiás e empresas de telecomunicações, com o apoio da Equatorial. Já foram retiradas 73 toneladas de fiação em seis bairros
A Prefeitura de Goiânia concluiu, nesta semana, as atividades do Cidade Segura no Setor Sul. A etapa do programa retirou 20 toneladas de fios mortos, excedentes e em desuso dos postes do bairro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público de Goiás e empresas de telecomunicações, com o apoio da Equatorial.
O Cidade Segura passou por todos os postes do setor, regularizando a fiação a fim de diminuir a quantidade de fios, além de identificá-los, visando a segurança da população goianiense e contribuindo com a estética urbana.
O secretário de Governo, Jovair Arantes, avaliou as atividades do Programa. “A Segov é responsável pela coordenação e fiscalização do andamento das ações, as quais fazemos com muito empenho. Mantemos contato direto e diário com todos os parceiros, recebemos demandas da população, analisamos as necessidades e definimos todo o cronograma”, explicou.
“Ainda há muito a ser feito, tendo em vista que o Cidade Segura passará por todos os bairros da Capital, mas, quando entramos em um setor, por mais que demande certo tempo, fazemos o trabalho com atenção e qualidade, cumprindo a determinação do prefeito Rogério de executar tudo com excelência”, frisou Jovair.
Apesar da pressa em resolver a questão da fiação excedente nos postes da Capital, situação que se estende por décadas, o trabalho deve ser feito com cuidado, evitando transtornos à população e respeitando as variações climáticas de Goiânia.
73 toneladas
O Programa Cidade Segura teve seu projeto piloto nos bairros Jardim Europa, Jardim Planalto e Vila União, na Região Sudoeste de Goiânia, e Vila Mutirão I e II, na Região Noroeste. Nos cinco setores, foram retiradas 53 toneladas de fiação. Com os trabalhos no Setor Sul, a soma chega a 73 toneladas.
Todos os fios recolhidos são armazenados pela Comurg. Ao fim das atividades das empresas de telecomunicações na região, ocorre a pesagem oficial, divisão por igual e distribuição do material entre as cooperativas de catadores de recicláveis, que dão a destinação correta à fiação excedente.
Programa Cidade Segura
O Cidade Segura foi lançado em agosto de 2023 e assistiu, até o fim de fevereiro de 2024, seis bairros da Capital. O próximo bairro que receberá a equipe de trabalho será o Centro, ainda no início de março, e integrará as ações do Programa Centraliza, que tem como objetivo a requalificação do Setor Central.
Fotos: Segov
Fonte: Secretaria Municipal de Governo (Segov) – Prefeitura de Goiânia
]