Saúde

Problemas na saúde bucal podem atrapalhar o namoro, segundo pesquisa

 

Problemas na saúde bucal causam dor, desconforto e podem afetar de maneira negativa a autoestima e autoconfiança, o que implica diretamente nos potencial de se relacionar, tanto no namoro como em ampliar as amizades, por exemplo. O estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, em 2018, revelou que para 32% dos brasileiros entrevistados, a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo.

Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados disseram que a perda de dentes deixou a aparência do seu rosto pior; 43% afirmaram que a perda de dentes lhes atrapalha namorar ou paquerar; e 21% disseram que a condição lhes impediu de fazer novos amigos. Sobre autoestima e fala, 38% dos entrevistados manifestaram se sentirem mais inseguros para ir a festas e eventos sociais.

O casal Raisa Melo e Murillo Santana é um exemplo sobre como estar com a saúde bucal em dia faz diferença no bem-estar individual e no relacionamento. Apesar de não terem falta de dentes eles se incomodavam com outros problemas, como a quebra deles. Para sanar esses problemas, eles recorreram às facetas de porcelana e se surpreenderam com o resultado funcional e também na autoestima. O engenheiro Murillo Santana, de 32 anos, conta que procurou o serviço em função de um diastema, que é um afastamento nos dentes. O diastema era localizado entre os dois dentes incisivos na arcada superior. Com a orientação dos odontólogos Carla Rockenbach e Brunno Leite, diretores da Venko  Inteligência Odontológica, ele solucionou a questão com a colocação de facetas de porcelana e afirma que o resultado foi surpreendente. “Eu tinha um sorriso quase infantil. Com as facetas, eu consegui mais segurança e confiança com meu sorriso, que ficou mais harmonioso com meu rosto”, afirma.

O benefício foi tão perceptível que encorajou a esposa a buscar o tratamento também. A esposa de Murillo, a representante comercial Raisa Melo, relata que os benefícios foram inúmeros e resultaram em uma melhoria do seu bem-estar, além de estimular ainda mais a alegria na convivência do casal. “O meu marido colocou as facetas e vi que o trabalho ficou muito bem feito, então procurei a dra. Carla, para tratar o bruxismo que eu tinha e já tinha causado a quebra de três dentes. Ela me orientou sobre as facetas, assim aliei a solução do meu problema à melhoria da estética do meu sorriso. Hoje estamos muito contentes”, disse ela.

De acordo com Raisa, ela já tinha uma certa segurança no sorriso, mas, saber da durabilidade e naturalidade gerada pelas facetas foi uma grande motivação para procurar o procedimento. “Saber que vou manter meus dentes saudáveis e naturais por muito tempo é muito bom. Agora, estamos, eu e meu marido, com dentes lindos e é inegável as melhorias que isso traz para a autoestima do casal”, completou.

Autoconfiança no sorriso

Especialista na transformação de sorrisos, a dentista Carla Rockenbach, reafirma que a mudança nos dentes é o primeiro passo para novas conquistas, bem como, para o aumento da confiança pessoal.

“A beleza de um sorriso se concretiza quando ele se conecta não apenas com as linhas do perfil de uma pessoa, mas quando consegue deixá-la feliz e confiante. Eu vejo uma grande mudança de comportamento das pessoas que passam por esse procedimento. As pessoas se tornam mais confiantes com sua imagem e os problemas de timidez e inibição ficam para trás. Elas passam a sorrir mais para a vida e esse é o primeiro passo para que outras conquistas aconteçam, até nos relacionamentos pessoais”, diz ela.

A especialista ressalta que, além da resistência do material, que pode durar cerca de 10 anos, as facetas dentais garantem brilho, harmonizam a coloração dos dentes, corrigem imperfeições e podem ainda reparar desgastes, como os provocados pelo bruxismo.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics