Sentado de qualquer jeito num canto do sofá, deitado na cama ou todo desajeitado na cadeira. Provavelmente você esteja em uma dessas situações lendo essa matéria, e quase como uma premonição, saberemos o que acontece em seguida: uma bela dor nas costas! Mas se isso te conforta, saiba que não está sozinho. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma estimativa que 7 em cada 10 pessoas vão sentir algum tipo de dor nas costas ao longo da vida. Já a publicação da revista científica The Lancet, de 2018, apontou que a lombalgia, como também é chamada a dor lombar, é o principal fator incapacitante em todo o mundo, afetando aproximadamente 540 milhões de pessoas.
Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, aumentou o número de pessoas que estão trabalhando em casa, mas nem todos têm um escritório montado e acabam adaptando mesas de jantar e sofás de acordo com a necessidade. No entanto, as consequências vêm depois, como alerta o fisioterapeuta Kaio Vinicius Lima (Crefito 289966-F), que atende no Órion Complex, em Goiânia. “No início a posição pode até parecer confortável, mas em pouco tempo as dores começaram a aparecer e se nada for feito, pode se tornar crônica”, alerta.
O fisioterapeuta explica a importância da cadeira adequada para evitar as dores nas costas. “O móvel ideal é aquele que acompanhe a curvatura fisiológica da coluna e que tenha encosto para os braços, promovendo assim menos irritação dos músculos e ligamentos durante o dia a dia”, diz acrescentando que é preciso ter cuidados também com relação às mesas, como manter em uma altura em que seus braços fiquem confortáveis, evitando qualquer tipo de sobrecarga em ombros e braços.
Mesmo com cadeira e mesa adequadas, o fisioterapeuta lembra que movimentar-se é fundamental. “O ideal é se levantar a uma hora de trabalho, se hidratar bem, realizar ações que auxiliam no alívio das tensões causadas por posturas mantidas por muito tempo. O movimento é a cura para inúmeras desordens, e a prevenção está como fator principal para reduzir problemas derivados do trabalho. Se exercite, coma e durma bem, só assim terá uma vida saudável e livre de dores”, ressalta Kaio.
Estima-se que a causa de mais de 80% das dores em membros como, ombros, cotovelos, punhos, joelhos quadril e tornozelos está na própria coluna, portanto, o ideal sempre será a prevenção. Para quem já sente o “peso” de trabalhar em casa, o fisioterapeuta Kaio Vinicius Lima (Crefito 289966-F) lista algumas dicas para aliviar ou prevenir as lombalgias:
- Levante a cada uma hora de trabalho;
- Caminhe, mesmo que seja alguns passos;
- Alongue-se regularmente, esticando bem os braços para os dois lados ainda sentado;
- Movimente a cabeça para os dois lados e depois em movimentos circulares;
- Em pé, com as pernas esticadas coloque as mãos na região da coluna e faça movimentos para trás;
- Procure sentar de forma que vc se sinta confortável;
- Ao final do dia, realize movimentos que promovam relaxamento de toda a coluna;
- Meditação e exercícios respiratórios são de extrema eficácia para dor nas costas;
- Nunca se automedique. Se a dor persistir, procure ajuda profissional.