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Prefeitura de Goiânia lança Central do IPTU, que inicia atendimentos presenciais nesta segunda-feira (10/04)

Central de Atendimento do IPTU inicia atividades nesta segunda-feira (10/04), e está localizada no hall de convivência do Paço Municipal: "Iniciativa é um importante e inovador instrumento de aproximação com a sociedade, além de ser mais uma etapa do processo de humanização da gestão, implementada pelo prefeito Rogério Cruz", avalia secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves

Prefeitura de Goiânia lança Central do IPTU, que inicia atendimentos presenciais nesta segunda-feira (10/04)

Em iniciativa inédita, cidadão passa a contar com atendimento especializado sobre tributo. Serviço via WhatsApp teve início no dia 04 de abril, e segue em conjunto com a unidade presencial até 03 de maio. Funcionamento é das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados. “Central do IPTU é um importante e inovador instrumento de aproximação com a sociedade, além de ser mais uma etapa do processo de humanização da gestão, implementada pelo prefeito Rogério Cruz”, aponta secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), inicia, nesta segunda-feira (10/04), a partir das 8h, no hall de convivência do Paço Municipal, os atendimentos presenciais da Central do IPTU. Esta é a primeira vez que o contribuinte goianiense conta com uma unidade específica para tirar dúvidas e receber orientações a respeito do tributo.

Os atendimentos da Central do IPTU tiveram início no dia 4 de março, via aplicativo de mensagens, WhatsApp. Agora, além do contato virtual, o cidadão terá disponível uma unidade física, onde poderá fazer consultas diretamente com servidores técnicos da Sefin. A Central do IPTU, virtual e presencial, funciona de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 03 de maio.

Por WhatsApp, o contribuinte pode tirar dúvidas gerais, tais como: os meios de acessar o portal, diferença entre IPTU e ITU, explicações sobre alíquotas, formas de pagamentos, dentre outros. Por segurança e em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a Central do IPTU via WhatsApp não faz consulta a dados sigilosos, como número de inscrição municipal e valores.

Já no atendimento presencial, o cidadão poderá calcular, juntamente com um técnico da Sefin e com base em suas informações cadastrais, a composição do seu IPTU, ter ajuda para a emissão de boletos ou realizar pagamentos via cartões e PIX, consultar o número de inscrição municipal, e checar os documentos necessários para abertura do processo de revisão ou atualização cadastral.

“A Central do IPTU é um importante e inovador instrumento de aproximação da população, além de ser mais uma etapa do processo de humanização da gestão, realizado pelo prefeito Rogério Cruz”, avalia o secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves. “Iniciamos os trabalhos como um projeto pioneiro. É a primeira vez, na história da capital, que o cidadão conta com uma unidade específica. A experiência com o atendimento, esse contato próximo ao cidadão, contribuirá para melhorias nos próximos anos”, destaca.

Central do IPTU virtual
Em apenas dois dias de atendimento – terça-feira (04/04) e quarta-feira (05/04) – a central registrou quase 250 atendimentos finalizados, por WhatsApp. Entre as principais dúvidas dos contribuintes estão: IPTU Social; diferença de alíquotas de IPTU e ITU; mudança de alíquota residencial para comercial; formas de pagamento; como quitar por cartões e PIX; acesso ao site para consultar o tributo e emitir boleto.

Para o secretário de Finanças, o alto volume de contatos realizados, já nos primeiros dias de lançamento do IPTU, demonstra que o contribuinte quer entender melhor seu imposto, quitar o débito e contribuir com a gestão da capital.

“Entendemos que o cidadão quer participar, fazer parte do processo. Por isso, acreditamos que a Central do IPTU seja um divisor de águas para que a população entenda melhor a importância da sua contribuição para que as melhorias, como recapeamento asfáltico, construção de Cmeis, iluminação pública, sinalização e tantas outras, cheguem até ela. Esse é um importante passo da gestão de Rogério Cruz”, finaliza.

Os atendimentos via WhatsApp são feitos por meio dos telefones (62) 3524-3352, 3524-3375, 3524-3383.

Foto: Sefin

Fonte: Secretaria Municipal de Finanças – Prefeitura de Goiânia

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