A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), definiu cronograma de atividades relativo ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O eventos começam a partir de segunda-feira (13/05).
Na abertura das ações, a Prefeitura de Goiânia programou palestra com a psicóloga Simone dos Santos Abadia na abordagem de questões sociais, comportamento e consequências na sociedade. A iniciativa começará às 8h, com café da manhã e encontro de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário com a rede de proteção a crianças a adolescentes. O evento é destinado a servidores que atuam no setor.
Nos dias seguintes, serão comuns palestras, seminários, rodas de conversa, oficinas, blitzen educativas e visitas a locais com grande fluxos de pessoas como rodoviária, aeroporto, shoppings e rede hoteleira de Goiânia.
“Lembraremos o papel da sociedade e mobilizaremos as pessoas a nos auxiliar a proteger nossas crianças e jovens”, disse Mizair Lemes, secretário municipal de Assistência Social. “Combater abuso e violência não é uma tarefa fácil, mas temos que lutar para que exista substancial diminuição nos casos, formando uma rede de proteção”, destaca ele.
A diretora de Proteção Social Básica da Semas, Margareth Maia Sarmento, afirma que as atividades foram pensadas para atingir diferentes locais e segmentos, além de vários representantes da sociedade e parceiros.
“Iremos a todas as regiões da cidade com a mensagem de reflexão e debate sobre a violência sexual, suas causas, canais de denúncia e prevenção”, disse Margareth Maia. “A integração fortalece nossas ações com profissionais da saúde, educação, segurança pública e segmentos sociais”, ressalta.