Prefeitura de Goiânia inicia construção de duas novas praças na Região Norte, em áreas de mais de 15 mil metros quadrados
Moradores dos Residenciais Antônio Carlos Pires e Antônio Barbosa serão beneficiados com novos espaços de lazer completos, estruturados para práticas esportivas e convivência social. Academia ao ar livre contará com 11 equipamentos para ginástica, que também podem ser usados por pessoas com deficiência
A prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), dá início às obras de duas praças para atender a população da Região Norte. Somadas, as áreas ultrapassam 15 mil metros quadrados de ambientes públicos que serão totalmente estruturados para lazer, práticas esportivas, convivência social e contemplação.
A maior delas, no Residencial Antônio Carlos Pires, vai ocupar 12.012,75 metros quadrados de um terreno entre as Ruas ACP 17, 18, 19 e 11. O projeto prevê estacionamento pavimentado de 450,67 metros quadrados, pista para caminhada de 1.496 metros quadrados, piso emborrachado, playground e incorporação da vegetação existente no projeto paisagístico, o que deixará a praça com aspecto de parque.
A academia ao ar livre contará com 11 equipamentos para ginástica, alguns deles inclusivos, que também podem ser usados por pessoas com deficiência. No espaço de diversão das crianças, haverá balanços, gangorras, escorregadores e escaladores, além de balanço individual para pessoas que utilizam cadeiras de rodas.
Na área de circulação interna será instalado um pergolado, para garantir sombra e beleza ao ambiente. Em relação ao mobiliário, serão instalados bancos de concreto, lixeiras e mesas para prática de jogos de tabuleiro. Para a Comurg, pisos intertravados vermelhos e amarelos “dão contorno e suavidade ao projeto, assim como o piso tátil oferece acessibilidade”.
O diretor de planejamento da Comurg, Edimar Ferreira, explica que cada projeto de praça é pensado, primeiramente, na realidade do terreno, verificando o que é possível levar para o espaço, e, em seguida, a necessidade de cada bairro. “Todos têm direito ao lazer e ao esporte, por isso, as praças feitas pela prefeitura têm como foco principal a qualidade de vida da comunidade à sua volta”, pontua.
Baseado nessa premissa, também na Região Norte de Goiânia, o Residencial Antônio Barbosa recebe projeto com área de circulação que chega a 824,91 metros quadrados, ancorada em um espaço verde e permeável de 2.440,95 metros quadrados. O projeto paisagístico garante a manutenção da vegetação atual e incorpora novas plantas do cerrado, como os ipês, além de grama e plantas ornamentais.
O local receberá projeto feito sob medida para a área em formato triangular de mais de 3 mil metros quadrados. Além da academia ao ar livre completa, a população terá bicicletário e um playground construído em madeira. A plataforma para as crianças brincarem contará com telhado, escalada de corda e de rampa, escorregador, balanço e duas pontes pênseis. No mobiliário, também estão previstos bancos de concreto, lixeiras e mesas para prática de jogos de tabuleiro.
Foto: Luciano Magalhães/Comurg
Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia