Com o objetivo de fortalecer a economia do município e garantir amparo para as pessoas que estão desempregadas ou que perderam seu emprego durante a pandemia, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Trabalho, lançou nesta segunda-feira, 31, uma ferramenta que auxilia o trabalhador que busca novas oportunidades de emprego, entre outros benefícios. A nova plataforma online, trabalho.aparecida.go.
O lançamento do site foi realizado virtualmente no Facebook da Prefeitura e teve a participação do prefeito Gustavo Mendanha, dos secretários Jeferson Ferreira (Trabalho), Luiz Maronezi (Companhia de Desenvolvimento de Aparecida), Divino Eterno Gustavo (Educação) e do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Goiás (Senac-GO), Leopoldo Veiga Jardim.
De acordo com o prefeito, nos últimos anos Aparecida deu um salto no desenvolvimento econômico com políticas de incentivo para empresas e indústrias o que alavancou o setor de emprego e renda. “Hoje são mais de 120 mil postos de trabalho na cidade e mesmo em plena pandemia, Aparecida é a cidade que mais gerou empregos com carteira assinada no estado, com exceção da capital, apenas neste primeiro quadrimestre. Ao todo, foram geradas 4.616 oportunidades de empregos formais conforme o Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Agora lançamos essa plataforma que vai ser muito importante para empregar o trabalhador, mas também para as empresas que terão a oportunidade de contratar um quadro de profissionais bem qualificado”, destacou.
A plataforma disponibilizará oportunidades de trabalho que serão atualizadas diariamente em tempo real, cursos profissionalizantes gratuitos em parcerias com instituições de ensino técnico, além de prestar mentorias como, por exemplo, tornar um currículo mais atraente, se comportar diante da entrevista de emprego, entre outras. No site haverá ainda um espaço para as empresas interessadas inserirem suas vagas de trabalho e acompanhar os currículos cadastrados.
“Criamos um canal funcional que facilita a interação entre a população e o setor produtivo. Com a nova plataforma a comunicação será mais rápida e direta com o trabalhador, vai agilizar o processo de agendamento on-line e o trabalhador terá acesso a todas as oportunidades de trabalho atualizadas em tempo real”, explica o secretário da pasta, Jeferson Ferreira.
O secretário explica ainda que além de ver as vagas disponíveis em tempo real, a plataforma possibilita ainda observar as atribuições e exigências da vaga em que está interessado. “O trabalhador pode fazer a busca no campo procure sua vaga aqui”, informou.
Acesso
Para concorrer às vagas o candidato deve clicar em Vagas de Emprego, selecionar a vaga que deseja, clicar em Quero me Candidatar, onde será encaminhado para a janela de Agendamento. Em seguida, deve selecionar o código Nº 60 – Vagas De Emprego No Sistema Municipal de Emprego e o local de atendimento presencial. “Vale ressaltar que o site não faz o cadastro, só agiliza o agendamento on-line. O atendimento presencial ainda é necessário”, alerta o superintendente do SIME, Warley Gomes.
No dia e horário agendados, o interessado em concorrer a uma das vagas de emprego disponíveis na plataforma, deve comparecer a uma das três unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (Avenida Gervásio Pinheiro, setor Solar Central Park – Térreo), na do Parque Flamboyant (Avenida Bela Vista, s/n, Praça João Natal de Almeida – CEU das Artes – Parque Flamboyant) e no SAC do Parque Veiga Jardim (situado na Avenida Escultor Veiga Vale, em frente ao terminal de ônibus).
Capacitação profissional
O portal também permitirá que o interessado se capacite através dos cursos profissionalizantes desenvolvendo habilidades, conhecimento e novas técnicas. Estão disponíveis os cursos nas seguintes áreas profissionais: Auxiliar de Produção, Auxiliar Administrativo, Assistente Ambiental, Assistente de Distribuição, Assistente de Operações Logísticas, Assistente de Planejamento da Produção, Assistente de Suprimentos, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes e Supervisor Inovador.
A Secretaria de trabalho disponibiliza ainda mais seis mil vagas para cursos profissionalizantes, em parceria com Senac, nas áreas de Cuidador de Idoso, Assistente de Recursos Humanos, Agente Comunitário de Saúde, Técnicas de Vendas, Assistente Administrativo, Recepcionista, Estoquista, Assistente de Logística e Operador de Caixa.
“Com certeza vai levar dignidade e a inserção de seis mil pessoas ao mercado de trabalho. Essa é a oferta inicial que o Senac, por meio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), oferecerá para população de Aparecida”, ressaltou o diretor regional do Senac-GO, Leopoldo Veiga Jardim.
Cadastro de vagas
As empresas também poderão usar a ferramenta para cadastramento de vagas. O número de WhatsApp disponível para cadastrar vaga de emprego é o 99297-4113.
“Para as empresas o site disponibiliza uma ferramenta onde ela pode anunciar sua vaga. Basta fazer o cadastro e as informações são repassadas para as equipes do SIME que entram em contato com a empresa para que as informações sejam colocadas no sistema”, explica o superintendente.