Prefeitura concentra atividades de remoção de entulhos em bairros da Região Noroeste, no segundo dia da Frente de Ações Urbanas, nesta terça-feira (14/03)
Atividades de roçagem e varrição são reforçadas no Jardim América, São Carlos, Bairro da Vitória, Setor Sul, Jardim Curitiba, Riviera, Conjunto Aruanã, Jardim Brasil e Água Branca. No primeiro dia, Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) já removeu 36 metros cúbicos de entulhos, sendo a maior parte de sobras da construção, móveis e galhadas descartadas de forma irregular em lotes baldios, locais públicos e calçadas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza força-tarefa de limpeza e manutenção urbana na Região Noroeste, nesta terça-feira (14/03). Os serviços integram o segundo dia da Frente de Ações Urbanas, que teve início nesta segunda-feira (13/03), e que, após ser finalizado no domingo (19/03), seguirá para outra região da cidade. Os trabalhos são realizados por 1100 servidores nos períodos diurno e noturno, com apoio de veículos, máquinas e equipamentos.
A remoção de entulhos está concentrada nos setores São Carlos, Bairro da Vitória, e Jardim Curitiba I, II, III e IV. Há equipes também no Jardim América, Riviera, Conjunto Aruanã, Jardim Brasil e Água Branca, locais onde são removidos das calçadas e canteiros resíduos denominados como bagaços.
“Trata-se de bens inservíveis que poderiam ser reaproveitados se a população tivesse realizado entrega voluntária em um dos cinco ecopontos, ou solicitado recolhimento por meio do Cata-treco”, comenta o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Os serviços de varrição, roçagem e pintura de meio-fio sãos realizados no Jardim Curitiba I e II, Bairro Floresta, São Domingos, Santa Genoveva, Sudoeste, e ainda no Centro de Abastecimento e Lazer (Cepal) do Setor Sul.
Borges ressalta que as atividades iniciadas pela Frente de Ações Urbanas funcionam como reforço às atividades diárias do órgão. Em paralelo, o expediente de rotina continua em ritmo normal, com a coleta orgânica e seletiva, e os demais serviços de limpeza, paisagismo e urbanização.
“A companhia já faz o serviço de limpeza e manutenção urbana, mas nestes dias mais chuvosos há o maior crescimento de mato e, consequentemente, acúmulo de mais resíduos”, informa.
Durante a semana, a base de operação de limpeza da Comurg ficará montada na Praça da Feira, localizada na Avenida do Povo, no Jardim Curitiba, onde a população poderá cooperar, fazendo o descarte correto de resíduos. O local conta com duas caçambas para depósito de restos de construção civil e uma grande bag para receber materiais recicláveis. “Em ação como esta, a maior parte dos resíduos recolhidos pela Companhia é de sobras de material de construção civil, móveis e galhadas que são descartados de forma irregular, em lotes baldios, locais públicos e nas calçadas”, comenta.
Balanço parcial de serviços do primeiro dia na Região Noroeste
• Poda de grama com roçadeiras costais, trator e rastelação: 68 mil metros quadrados
• Poda em canteiros ornamentais: 135 metros quadrados
• Capina, frisamento e despraguejamento de grama em praças, rotatórias e avenidas: 1.260 metros quadrados
• Irrigação com caminhões pipas: 72 metros cúbicos de água
• Remoção de lixo/entulhos: 36 metros cúbicos
Fotos: Luciano Magalhães
Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia