Sociedade

Polícia Civil prende, em maio, 721 criminosos em Operação Xadrez Merecido

Numa operação denominada Xadrez Merecido, inspirada na operação Xadrez 121 realizada em Anápolis ,em 2011, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Polícia Civil, cumpriu, em maio último, 721 mandados de prisão preventiva e temporária contra homicidas e autores de outros crimes em todo o estado de Goiás. Desse total, 527 prisões foram feitas pelas Delegacias Regionais, 152 pelas Especializadas e 42 prisões pela Delegacia de Capturas. Os resultados da operação foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (9/6), pelo vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, e pelo delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos.

De acordo com José Eliton, os números dessa operação demonstram a eficiência do trabalho da Polícia Civil. Da mesma forma que os indicadores de violência em declínio, esses resultados, conforme destacou, são extraordinários: “Todas as forças policiais do estado, atuando em conjunto e de forma integrada, têm possibilitado avanços e trazido resultados sólidos”. O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, parabenizou os policiais pelo brilhante trabalho e destacou a alta resolutividade dos crimes por parte da Polícia Civil.

A Operação
A Xadrez Merecido foi deflagrada no início de maio tendo como meta o cumprimento de mandados de prisão temporária e preventiva contra assassinos e outros criminosos de alta periculosidade indiciados em inquéritos e que permaneciam livres. De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, o trabalho dos policiais resultou na captura de uma média de 23,25 prisões por dia, ou seja, quase um foragido capturado a cada hora.

Pelo trabalho realizado, as delegacias que mais se destacaram foram agraciadas com placas e reconhecimento, bem como os agentes e escrivães mais eficientes em cada equipe. Entre as regionais que participaram da operação Xadrez Merecido, a que obteve melhor desempenho foi a 2ª Delegacia Regional, em Aparecida de Goiânia, que cumpriu 128 mandados de prisão. O delegado titular André Fernandes e o agente Alisson Rafael de Souza, daquela unidade, receberam as homenagens em nome da equipe.

A segunda colocada foi a 11ª Delegacia Regional de Formosa, que conseguiu cumprir 97 mandados de prisão durante o mês. A unidade foi a que teve também o melhor índice de eficiência (95,1%), considerando o efetivo policial e o número de mandados cumpridos. Por isso, o delegado titular Joaquim Santos recebeu, em nome da equipe, dois destaques: o da segunda colocação e o da produtividade. Em terceiro lugar, ficou a 6ª Delegacia de Itumbiara, com 64 prisões realizadas.

As duas Especializadas que mais se destacaram na operação foram a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), que tem como titular o delegado Alécio Moreira Júnior, e a Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), comandada por Douglas Pedrosa. Os respectivos agentes Venerando Souza Júnior e Luciano Pereira Leite também foram os homenageados em nome da equipe. De forma geral, a Denarc cumpriu 64 mandados de prisão em maio; a DIH, 52. No que diz respeito, exclusivamente, a mandados expedidos pelo crime de homicídios, a DIH obteve o primeiro lugar.

Também participaram da apresentação o superintendente de Polícia Judiciária, Ricardo Torres Chueire; o superintendente executivo de Segurança para Ações Integradas, Emmanuel Henrique Balduíno; o delegado-adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires; e a gerente de Planejamento Operacional da Polícia Civil, Emília Podestà.

Na oportunidade, a Polícia Civil divulgou outros números relevantes do mês de maio: foram realizadas 362 operações com prisões, 43 com apreensões de armas, e 64 operações com apreensão de drogas. Foram cumpridos 228 mandados de busca e apreensão, 246 pessoas foram presos em flagrante e 67 armas foram apreendidas.

Avanços
Ao falar aos policiais civis presentes no auditório da SSPAP, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, ressaltou que a queda dos índices de criminalidade revela um momento singular para a segurança pública do estado. Isso, segundo ele, graças ao trabalho integrado das forças policiais e à dedicação e ao esforço de cada policial. “Tenho orgulho de ter aqui uma polícia que se projeta para ser referência para o país”, observou.

José Eliton também anunciou que toda a frota de viaturas das forças policiais serão trocada e que na próxima segunda-feira (13/06), 700 novos armamentos serão destinados à Polícia Civil da região do Entorno do Distrito Federal. Lembrou que recentemente foram entregues à Polícia Militar grande quantidade de armamentos pesados e munições, coletes femininos, viaturas e outros equipamentos. “Também já autorizamos investimentos da ordem de R$ 15 milhões para a aquisição de armamentos para as unidades táticas especializadas”, disse.

Segundo José Eliton, a polícia age de forma rigorosa como deve ser a atuação policial e aqui em Goiás o trabalho ostensivo e investigativo contra a criminalidade é uma política de estado. “Não vamos afastar um milímetro das metas que estão estabelecidas; sabemos das dificuldades e das limitações, mas vamos avançar a cada dia”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics