Comandante geral, coronel Divino Alves afirma que eleições devem transcorrer de maneira tranquila em todo o Estado. Em Itumbiara, efetivo conta com tropas do Comando de Operação de Divisas (COD) e do Grupamento Aéreo (GRAer). Neste sábado (1º/10), 770 policiais se deslocam para regionais eleitorais do Estado
A Polícia Militar apresentou, nesta sexta-feira (30/09), o planejamento para as eleições municipais em Goiás, que serão realizadas no próximo domingo (02/10). No total, 10 mil homens serão deslocados para as 17 regionais eleitorais do Estado. Neste sábado (1º/10), um efetivo formado por 126 policiais já se desloca para a região de Posse. Outro quantitativo, formado por 650 homens, segue para demais localidades.
O comandante geral, coronel Divino Alves, afirmou que Itumbiara terá um reforço no efetivo com tropas do Comando de Operação de Divisas (COD) e do Grupamento Aéreo (GRAer). “A expectativa é que as eleições transcorram de maneira tranquila em todo o Estado. Não deveremos ter situações que fujam do nosso controle”, diz o coronel.
O comandante também afirmou que “o planejamento para as eleições começou há dois meses para alinhar detalhes e logísticas”, diz. “Observamos a quantidade de locais de votação e falamos com os comandantes regionais para chegar ao número exato de contingente por local”, assegura. “É o suficiente para atender a demanda em Goiás”, pontua. Ele também reforçou que “toda Polícia Militar está envolvida diretamente no pleito eleitoral municipal”.
O coronel Divino Alves destacou, ainda, a frente formada pela Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral, que é formada pela Tribunal Regional Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público.
A partir das 18h deste sábado (01º/10), os policiais irão fazer a guarda dos 2.497 locais onde estarão as urnas de votação. “No domingo haverá, no mínimo, dois homens em cada localidade”, resume. “Inclusive na véspera e no dia do pleito, haverá policiamento nos Cartórios Eleitorais, com escolta de juízes e promotores eleitorais”, diz.
O subcomandante-geral, Carlos Antônio Borges e o chefe do Estado Maior, Silvio Vasconcelos Nunes, também participaram da coletiva.
Lei Seca
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), em consonância com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informa que não vai adotar a restrição de venda e consumo de bebidas alcoólicas (Lei Seca) nas eleições de 2016.
Por ser uma eleição municipal, a SSPAP recomenda que o eleitor fique atento a possíveis decisões dos juízes eleitorais da região, que podem adotar regras específicas caso julguem conveniente. A SSPAP ressalta que as forças policiais goianas estarão presentes em todos os municípios para garantir que as eleições ocorram de forma pacífica e de acordo com a legislação eleitoral.