NotíciasPolítica

Parlamentares tomam posse e elegem Mesa Diretora para o 1º biênio

Foi nesta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023, a solenidade de posse dos parlamentares que compõem a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás. Logo após o fim da cerimônia, que foi prestigiada pelo governador Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela, e por outras autoridades, os deputados realizaram uma sessão solene para a eleição da Mesa Diretora que comandará este 1º biênio, que se inicia na presente data e vai até 31 janeiro de 2025. Chapa liderada pelo deputado Bruno Peixoto foi eleita por unanimidade.
Encerrada a solenidade de posse dos 41 deputados eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, que transcorrerá no período de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027, o presidente em exercício, Bruno Peixoto (UB), declarou aberta a sessão de eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio. Na sequência, seu correligionário, o deputado Virmondes Cruvinel, anunciou a inscrição de chapa única, liderada por Bruno Peixoto. O grupo foi eleito por unanimidade.

Na direção dos trabalhos, que se iniciam neste 1º de fevereiro e vão até 31 de janeiro de 2025, estarão, ainda:  Charles Bento (MDB), como primeiro vice-presidente; Clécio Alves (Republicanos), como segundo vice-presidente; e Antônio Gomide (PT), como terceiro vice-presidente. Cairo Salim (PSD) e Lucas do Vale (MDB) estreiam os cargos de vice-presidente corregedor e segundo vice-presidente corregedor, respectivamente. Já a primeira, segunda, terceira e quarta secretaria ficam, respectivamente, com os deputados Virmondes Cruvinel; Julio Pina (PRTB); Amauri Ribeiro (UB) e Gugu Nader (Agir).

Por se tratar de chapa única, a votação foi realizada em bloco (escrutínio único). Após assumir o comando dos trabalhos, Bruno Peixoto, que se destaca como o candidato mais bem votado da atual Legislatura, agradeceu o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e dos colegas parlamentares e falou dos anseios à frente da gestão recém-assumida. “Tenho muita consciência que obtivemos mais de 73 mil votos pela oportunidade de ser liderança de Governo. A maneira de retribuir aos deputados será dando cada dia mais condições para que possam prestar serviço à sociedade e, assim, aproximando a população da Assembleia”, destacou.

O novo presidente também reforçou a importância da sintonia com os demais Poderes. “Tenho certeza que, juntos com os tribunais e de mãos dadas com o Executivo, vamos produzir muitos frutos”, arrematou.

Ao encerrar os trabalhos, Bruno Peixoto deixou convocada, a pedido do governador, sessão extraordinária para esta quinta-feira, 2, às 14 horas. Na pauta, estão matérias do Executivo, dos Tribunais de Justiça (TJ-GO), de Contas dos Municípios (TCM) e do Estado (TCE-GO), além de projetos do próprio Legislativo. A ocasião também será marcada pela formação das comissões. É importante lembrar que o 1º ano do período legislativo será iniciado no dia 15, após sessão de instalação da Legislatura.

Discurso do governador

O governador Ronaldo Caiado, que também esteve na composição da mesa da solenidade, subiu à tribuna da base governista para parabenizar a nova presidência. “Com essa eleição histórica, Bruno implanta um novo marco na Casa: o diálogo. Estive consultando antigos assessores e eles me disseram que nunca na história da Assembleia houve unanimidade neste tipo de eleição”, comentou.

Caiado aproveitou, também, para reforçar a importância da parceria entre os Poderes. “Aqui temos 19 deputados reeleitos e 22 eleitos. É uma renovação substantiva. Gostaria de dizer a todos: ‘Contem com a parceria direta do governador. Em minha experiência acumulada no Congresso, aprendi que ninguém governa sozinho. E coloquei isso em prática: nenhuma decisão foi tomada em meu Governo sem que todos os Poderes estivessem sentados à mesa. O sucesso do Governo deve ser compartilhado com os Poderes para que possamos superar nossas demandas’”, afirmou.

O governador fez questão de lembrar os compromissos mantidos em todos os setores, mesmo nos momentos mais críticos, como o enfrentado durante a crise sanitária da covid-19. “Nunca deixei de repassar o duodécimo na sua integralidade e sem atrasos, porque reconheço que isso é o que dá condição de gestão aos Poderes para poder avançar em obras, como a da construção dessa nova sede”, citou. Caiado também listou a garantia das emendas impositivas. “Elas asseguram uma capacidade ímpar para parlamentares atenderem necessidades regionais, especialmente na área da Saúde e Educação, que exigem investimentos pesados, com custeio bem acima dos 25% e 12% constitucionais, respectivamente”.

O chefe do Executivo goiano reconheceu igualmente o apoio e a retribuição dada pelos deputados da base, sobretudo nas votações mais difíceis. “Foram medidas duras, muitas exigidas pelo Governo federal, mas que hoje possibilitaram que Goiás garantisse orçamento adicional de R$ 770 milhões por ano para investimentos nas nossas demandas”.

Caiado continuou comentando sobre futuros avanços na área da Saúde, reforçando a importância de campanhas de vacinação contra viroses infantis, da continuidade do programa de regionalização e descentralização dos atendimentos hospitalares e da ampliação da infraestrutura, com continuidade das obras de implantação do complexo oncológico de Goiás. “Vamos começar, agora, o pavilhão infantil do Hospital do Câncer para evitar que 14 mil crianças continuem morrendo sem diagnóstico. Teremos padrão de excelência para atender, inicialmente, as crianças e suas famílias e, até o fim de 2024, esperamos inaugurar os atendimentos”, anunciou.

Caiado destacou a importância do respeito ao voto e à democracia. “Sou o homem da política e sempre acreditei nesse curso normal da democracia. Jamais desonrei o voto de goianos e reafirmo: já tive embates duros dentro do Congresso, mas jamais descumpri a norma constitucional ou atentei contra o Estado Democratico de Direito”, alertou.

O governador finalizou o discurso comentando sobre o aumento do orçamento para o setor social, que contará com R$ 3 bilhões para ações complementares às do Governo federal. Ele também comemorou avanços na área da Educação, citando a ampliação do atendimento, que teria garantido a entrada de mais de 30 mil alunos para a rede.

Mesa solene

A exemplo da cerimônia de posse, diversas autoridades estiveram presentes na mesa da solenidade de eleição da nova gestão da Alego. Ao lado do governador Ronaldo Caiado estavam os seguintes: a presidente do Grupo Técnico-Social de Goiás e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama do estado, Gracinha Caiado; o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; e o desembargador Itamar de Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França.

Integraram, ainda, a mesa diretiva da solenidade, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; a primeira-dama da Capital, Thelma Cruz; e o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo. O ex-governador de Goiás, Agenor Rezende; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; e o defensor público-geral, Thiago Gregório Fernandes, também marcaram presença. E, ainda: a representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães.

Completam a lista de autoridades, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Marques Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade; e o vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor de Avelar.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics