Cultura

Para assitir no Netflix: o novo filme sobre o resgate de judeus etíopes pelo Mossad, Missão no Mar Vermelho – THE RED SEA DIVING RESORT.. –

Conforme divulgado pelo site sionista Menorah Brasil,  Missão no Mar Vermelho (Red Sea Diving Resort) é a história dos agentes do Mossad que em 1984 estabeleceram um resort falso chamado “Arous on the Red Sea” na costa de Port Sudan, como base para a operação de resgate e evacuação dos judeus etíopes para Israel do Sudão.

O drama biográfico, escrito e dirigido por Gideon Raff (Homeland), é estrelado por Chris Evans, Michael K. Williams, Haley Bennett, Michiel Huisman, Alessandro Nivola, Greg Kinnear e Ben Kingsley. É baseado no livro Mossad Exodus de Gad Shimron.

Missão no Mar Vermelho terá sua estreia mundial no Festival de Cinema Judaico de São Francisco em 28 de julho, e está programado para ser lançado pela Netflix em 31 de julho.

De 1979 a 1983, ativistas da Aliyah e agentes da Mossad operando no Sudão incentivaram as comunidades Beta Israel na Etiópia a irem para o Sudão, e do Sudão eles seriam levados para Israel através da Europa. Os refugiados etíopes judeus da Guerra Civil Etíope de meados da década de 1970 começaram a chegar aos campos de refugiados no Sudão.

Em 1983, o governador da província de Gondar, no noroeste da Etiópia, foi deposto e seu sucessor removeu as restrições às viagens. Os Beta Israel começaram a chegar em grande número, e o Mossad não conseguiu tirá-los a tempo. Por causa das más condições nos campos sudaneses, muitos refugiados morreram de doenças e fome. No final de 1984, o governo sudanês, sob pressão dos EUA, permitiu a saída de 7.200 refugiados Beta Israel. A OperaçãoMoisés do Mossad , de 20 de novembro de 1984 até 20 de janeiro de 1985, trouxe 6.500 pessoas para Israel, e outros 494 refugiados israelenses foram levados para Israel pela Força Aérea dos EUA.

Fonte: Site Menorah Brasil

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics