O Sistema de Gestão de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado contabilizou no mês de abril deste ano um total de 3.456 manifestações da população, quais sejam reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informações, elogios e também solicitação de dados com base na Lei de Acesso à Informação. Do total de demandas, 2.843 já foram atendidas e outras 613 estão em andamento. Nos quatro primeiros meses do ano, já foram realizados 13.492 atendimentos na Ouvidoria-Geral.
Do total de demandas em abril, 1.693 demandas foram atendidas de imediato, por telefone, e outras 1.763 se transformaram em processos que demandam mais tempo e outras providências para serem concluídos. No cômputo geral, os órgãos do Estado mais demandados pelos usuários do Sistema de Gestão de Ouvidoria foram o Ipasgo, a Secretaria de Gestão e Planejamento, Detran, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública, Universidade Estadual de Goiás e Junta Comercial do Estado.
Lei de acesso
No mês de abril, os cidadãos apresentaram 411 requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação, dos quais 254 respondidos no próprio mês e 157 estão em andamento. No período, o prazo médio para oferta das respostas foi de 11 dias. Os assuntos mais freqüentes nos pedidos de dados são referentes a plano de saúde – Ipasgo, empréstimos consignados e processos/procedimentos demorados no âmbito do Estado.
Pesquisa feita pela própria Ouvidoria-Geral mostra o grau de satisfação dos usuários com o Sistema de Gestão de Ouvidoria. No quesito qual o grau de satisfação com a qualidade do serviço, 70% disseram estar muito satisfeitos e satisfeitos com o sistema; na pergunta qual o grau de satisfação com o preparo e cortesia do atendente, 77% disseram estar muito satisfeitos e satisfeitos. Finalmente na pergunta qual o grau de satisfação com o tempo levado para resposta à manifestação, 67% disseram estar muito satisfeitos e satisfeitos.
Todos os cidadãos podem utilizar os serviços do Sistema de Gestão de Ouvidoria para interlocução com o Governo do Estado. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; site da Controladoria Geral do Esado www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; os portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.