Política

O PSB pode ter candidato a governador, disse Vanderlan Cardoso

Presidente do PSB de Goiânia não descarta possibilidade do partido lançar candidatura própria para a disputa do Governo de Goiás.
 
Faltando mais de um ano para as eleições estaduais, os partidos políticos de Goiás já anteciparam o debate para a escolha dos nomes que irão encabeçar a disputa. Sem fazer barulho, o presidente metropolitano do PSB, Vanderlan Cardoso, afirmou recentemente que o PSB pode ter nome próprio para a campanha eleitoral no ano que vem.
“O PSB pode vir até a ter candidato a governador, ou a governadora. É um partido que já teve candidato a governador, e o PSB cresceu muito, inclusive com a vinda da senadora para a legenda”, afirmou o empresário.
Vanderlan já disputou o governo de Goiás duas vezes, em 2010 e em 2014, ficando em terceiro lugar. Mesmo sem ganhar as eleições municipais de 2016, com sua ida para o segundo turno, quando consegui aglutinar um bom grupo político, Vanderlan saiu mais forte da disputa. Isso colocou seu nome em evidência dentro e fora do PSB.
Mas, quando afirma que o PSB pode ter candidato, Vanderlan pode não estar falando dele próprio, visto que o partido tem uma senadora com nome bastante consolidado no Estado. Lúcia Vânia, inclusive, já disputou o governo de Goiás em 1994 e poderia enfrentar outro pleito em 2018. Mas, pelo que parece, Lúcia Vânia está mais focada em conseguir, novamente, a vaga no Senado Federal.
Não havendo a possibilidade de lançar candidatura própria, Vanderlan Cardoso afirmou que vê o PSB mais próximo de apoiar a candidatura do vice-governador, José Eliton. Ele lembra que, no ano passado, Eliton trabalhou bastante em sua campanha para a prefeitura de Goiânia e afirma que, se o vice-governador tiver um bom desempenho frente ao governo do Estado, depois que Marconi Perillo se desincompatibilizar, ele não terá nenhuma dificuldade em apoiá-lo.
“Eu sou muito grato às pessoas que me ajudam. Se pegarem minha história política, nesses 13 anos, verão que eu sempre prestigiei quem me ajudou. No caso de José Eliton, ele nos apoiou na eleição para prefeito. Mesmo tendo sofrido aquele atentado, fez reuniões em sua casa, e eu observo muito esse companheirismo.  Então, hoje, pelo que aconteceu na eleição passada, tenho uma proximidade maior com José Eliton, pela ajuda que me foi dada. Eu não teria dificuldade de apoiá-lo, de forma alguma, mas eu sou de respeitar a hierarquia.   O partido é que vai definir. Isso se o partido não tiver candidato”, explica.
 
Momento de diálogo
 
Vanderlan Cardoso lembra que ainda está longe das eleições e que “muita água vai passar por debaixo da ponte”. No entanto ele afirma que não vê a senadora Lúcia Vânia, presidente do seu partido, longe da base governista. “Nesse momento todos estão conversando com todos. Os políticos nunca deixaram de conversar em véspera de eleição. Vamos voltar a 2016, quando o governador, já perto das eleições, conversava com Iris. Isso nunca deixará de acontecer. Se qualquer um dos pré-candidatos – e todos são meus amigos – quiser conversar assunto político comigo, não vou fechar as portas. Definir um projeto e caminhar juntos é completamente diferente. Existir o diálogo não quer dizer que a pessoa estará no projeto de um ou de outro”, comenta.
Essas explicações se deram por que, nos últimos dias, a Senadora Lúcia Vânia (PSB) que é da base aliada, se mostrou aberta a debater o processo eleitoral de 2018 com o, também senador e pré-candidato a governo de Goiás, Ronaldo Caiado, que é oposição ao governo Marconi. Vanderlan acha natural essas conversas, mas afirma que, no final, Lúcia Vânia e Marconi Perillo sempre caminham juntos.
“Todos eles começaram esse projeto juntos em 1998: Lúcia, Caiado e Marconi. Eles se conhecem muito bem. Pelo que eu ouço falar, mesmo antes de entrar para a política, a relação dos dois sempre foi assim. E quem tentar interferir nesse relacionamento pode sair machucado. Ao final, Lúcia e Marconi sempre se acertam”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics