Por iniciativa do deputado estadual Francisco Oliveira (PSDB), será realizada uma sessão solene na próxima sexta-feira (02), às 9h da manhã no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa em homenagem aos nutricionistas considerados destaque em Goiás. A proposta visa, além de homenagear os profissionais, resguardar o trabalho da categoria, diante da suma importância na sociedade, através de reconhecimento pelo poder legislativo. O parlamentar tem se engajado com projetos de lei de incentivo à nutrição alimentar adequada. Recentemente o parlamentar apresentou dois projetos da área. Serão agraciados com a certificação, profissionais de nutrição gastronômica, clínica, esportiva, acadêmica e industrial, além de membros de sindicatos e conselhos de nutrição.
Homenageados:
1. AIDA BRUNA QUILICI CAMOZZI
2. ALLYS VILELA DE OLIVEIRA
3. ANA PAULA BENTO
4. ANA PAULA MENDONCA (presidente Sineg)
5. BARBARA MARCELA GONZAGA
6. BEATRIZ INACIO DA COSTA
7. CAROL SIQUEIRA CAMPOS
8. CAROLINA BARROS LOBO DE ALMEIDA
9. CATARINA MOTTA TIPPLE
10. DANIELA CANUTO FERNANDES ALMEIDA ( PUC)
11. DEBORA CALDAS MARQUES (PROFESSORA IFG)
12. DR. ADRIANO TEIXEIRA CANEDO (OBESIGASTRO)
13. ERICA RODRIGUES VIEIRA ( HUGOL)
14. ESTELAMARIS TRONCO MONEGO ( UFG)
15. FLAVIA AUGUSTA DE CASTRO AZEREDO COUTINHO
16. GUSTAVO DUARTE PIMENTEL ( UFG)
17. JOAO FELIPE MOTA (UFG)
18. JOSE ANTONIO CESAR DA SILVA
19. JULIA CHRISTINA MARQUES DE PAIVA (Objetivo)
20. LAÍS TEIXEIRA BITTENCOURT
21. LILIAN GOUVEIA ANDRADE CHAVES COELHO
22. LILIAN CRISTIAN MATTOS LOPES
23. LORRAYNE DINIZ DA SILVA
24. MARIANA PATRICIO DE MORAIS
25. MARIANA DINIZ DAS NEVES
26. MIRIAN BENTO DE OLIVEIRA SOBRINHO
27. POLLYANE CORREA RESENDE REIS CAMPOS
28. RAQUEL CRISTYNA NOVAES DE CASTRO COUTINHO
29. SANDRA RODRIGUES DE MELO NASCIMENTO
30. VANESSA TOSTA FERREIRA
31. VICTORIA ARAUJO GANZAROLI AMADOR REIS
32. VIVIAN REZENDE COSTA CUNHA
33. YULA GUIMARAES NAVES
Projetos sobre nutrição e saúde alimentar
O primeiro assegura aos beneficiários da alimentação fornecida pelo Estado de Goiás refeições adequadas e ricas em nutrientes. Segundo a proposta, o objetivo é fornecer uma alimentação reforçada aos estabelecimentos de ensino, saúde, assistência social, estabelecimentos penitenciários, militares, de cumprimento de medidas socioeducativas, e também aos de atendimento aos servidores públicos, todos da rede estadual.
Para o deputado esta lei pretende implementar ações por meio de políticas públicas estratégicas e participativas, em conformidade com os princípios da vigilância em saúde nas etapas de produção, comercialização e consumo de alimentos.
Já o segundo projeto cria a Semana Estadual da Alimentação Escolar Saudável, que acontecerá na semana do dia 16 de outubro de cada ano. A data refere-se ao dia mundial da alimentação.
A proposta justifica que a escola é um local privilegiado para a promoção da alimentação saudável, pois ocupa um terço da vida ativa das crianças e tem condições de abrigar anualmente uma semana de alimentação saudável, com diversas, atividades lúdicas sobre a importância da saúde alimentar.
De acordo com o deputado é importante ressaltar que o objetivo dessa proposta é contribuir na saúde e na prevenção das doenças veiculadas por alimentos. “Com esse projeto vamos mostrar que as doenças como obesidade, a desnutrição, doenças crônicas como diabetes, hipertensão e câncer podem ser prevenidas quando se tem uma alimentação saudável adequada e ensinar isso desde a infância é mais importante ainda”, afirmou o parlamentar.