A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, mutirão de combate ao mosquito Aedes na cidade. Foi realizada grande mobilização com a participação dos agentes comunitários de saúde, de combate a endemias e demais profissionais de saúde do município, que juntos visitaram as residências orientando a população sobre a importância de manter os locais sempre limpos.
O prefeito Rogério Troncoso adiantou que as campanhas e ações contra mosquito estão mobilizando vários setores da administração e a sociedade civil, mas depende da participação de todos. “É um trabalho que depende muito do apoio da população, por isso, estamos fazendo esse mutirão visitando as casas e pedindo o apoio, e graças a Deus, mais uma vez fomos bem recebidos para juntos evitarmos os casos de dengue em nossa cidade e combater os criadouros e à proliferação do mosquito Aedes aegypti”, disse.
“É um momento muito sério, e a Prefeitura tem se dedicado diariamente para acabar com a dengue, mas convocamos os moradores a se unirem com seus vizinhos e fazerem um arrastão em seus quintais. O objetivo é envolver ações simultâneas, em um único dia, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito. Pedimos que todos nos recebam”, comentou a agente de saúde, Giselle Geanelli.
Segundo o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos, os mutirões são importantes principalmente nesse período crítico do ano de alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. O grupo está intensificando os trabalhos e fazendo uma varredura para evitar a transmissão da doença. “O mosquito Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução. E quem sabe a erradicação desta doença no município”, afirmou completando que o combate à dengue é uma responsabilidade não só dos órgãos públicos, mas de toda população.
Em Morrinhos, as ações foram concentradas nos bairros: Morro I, I e III, Sol Nascente, Jarina Park, JK, Vila Nova I, II e III, Jardim América I e II. As equipes percorreram as ruas de casa em casa. Cerca de 80 servidores das secretarias de Saúde e Obras e Serviços Públicos participaram do mutirão, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As atividades devem continuar na próxima semana.
Fonte: Ascom