O trânsito na região da obra do Complexo Viário da Avenida Deputado Jamel Cecílio já passou a fluir bem melhor desde ontem, segundo dia útil da interdição das vias. Como o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, havia antecipado, logo que os motoristas tomassem conhecimento das rotas alternativas implantadas pela SMT o tráfego passaria a ter maior fluidez.
Foi o que aconteceu, e essa boa resposta ao projeto de desvios elaborado pela SMT foi reconhecido pelo jornal O Popular na edição de hoje, quarta-feira, 18/9. “No segundo dia útil após as interdições na Avenida Deputado Jamel Cecílio, o trânsito nesta terça-feira estava menos confuso e fluindo melhor em Goiânia’, diz a matéria. Constatação que também já havia sido feita pelos 40 agentes da SMT que monitoram, controlam e fiscalizam o trânsito na região.
Hoje pela manhã (18/9), terceiro dia útil da interdição em razão da obra, um dos pontos que tiveram congestionamento na segunda-feira (16/9), o cruzamento entre a Avenida E e a Rua 61, no Jardim Goiás, já estava com o tráfego fluindo bem melhor graças à intervenção dos agentes de trânsito. No local, estão sendo instalados semáforos, que já devem estar funcionando plenamente a partir de quinta-feira (19/9). Até que a sinalização esteja em funcionamento, os agentes vão continuar no local.
Os departamentos de Engenharia e Fiscalização da SMT estão acompanhando o comportamento do trânsito na região durante todo o dia para avaliar a necessidade de adaptações ao projeto de desvios a fim de garantir a mobilidade com segurança a motoristas e pedestres. Já foi detectada, por exemplo, a necessidade de se proibir o estacionamento na Rua 1.018 em razão do grande volume de carros circulando na via.
Segundo o secretário Fernando Santana, a elaboração do projeto de desvios, que implantou seis rotas interligando as diversas direções da capital, baseou-se em estudos técnicos que consideraram a mobilidade com segurança e também as condições necessárias para que a obra seja concluída dentro dos prazos previstos.
Na opinião de Fernando Santana, o bom funcionamento dos desvios depende também dos motoristas e ele tem orientado que tenham paciência, reduzam a velocidade nos desvios ao patamar exigido e redobrem os cuidados para evitar acidentes.