Mais de 3,7 milhões de visitas domiciliares foram realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde de Goiânia em 2023
Números refletem o compromisso dos profissionais com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e destaca o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) na promoção do bem-estar e prevenção de doenças, além de desempenhar um importante papel na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Capital
No ano de 2023, as 193 equipes de saúde da família, distribuídas em 54 Unidades de Saúde da Família (USF) e 21 Centros de Saúde (CS) em Goiânia, realizaram 3.742.435 visitas domiciliares. Esse número foi alcançado graças ao trabalho e compromisso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), profissionais que integram as equipes de Atenção Primária à Saúde e desenvolvem ações de promoção do bem-estar e prevenção de doenças diretamente nos domicílios da população.
O ACS é encarregado por uma gama de atividades e, conforme a legislação que os regem, são responsáveis pela integração entre os serviços de saúde e a comunidade. Ao exercer suas funções, esses agentes participam ativamente do planejamento e avaliação das atividades da equipe, além de fortalecer o vínculo da população assistida pela Estratégia Saúde da Família (ESF).
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, destaca a importância desses profissionais para a saúde da população de Goiânia e ressalta o trabalho em conjunto com os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), ao destacar que ambos trabalham de forma integrada para entender as necessidades das famílias e orientar a comunidade.
“Mesmo ainda diante de desafios que nos foram impostos pela pandemia da Covid-19, conseguimos alcançar um número expressivo de visitas domiciliares em 2023, e isso reforça o nosso compromisso com a saúde pública de Goiânia”, revelou Pollara, ao enumerar que a Capital conta com 1.050 agentes comunitários e 766 agentes de endemias.
Pollara ressalta ainda que o ACS é uma peça fundamental na ESF por manter o contato direto dos usuários do SUS com a Unidade Básica de Saúde. “Por meio desse serviço diário, muitos agentes criam vínculos e relações de afeto com as pessoas da comunidade. Além das atividades na rua, os ACSs também interagem com as famílias e, dentre vários auxílios, desempenham papel fundamental na atualização de Cartões de Vacinação de crianças e adolescentes”, cita.
Capacitação
A qualificação desses profissionais é fundamental para a melhoria do relacionamento com a população e acolhimento do paciente. No caso dos ACS, isso se faz com o aperfeiçoamento de como chegar à residência, se portar, cumprimentar, como ganhar a confiança das pessoas e com a valorização de cada profissional. Para alcançar os objetivos pretendidos, a Secretaria Municipal de Saúde investe na capacitação desses profissionais.
Para isso, palestrantes renomados, como Felipe Rivelo, gestor público e publicitário especialista em liderança, e Pérsio Talarico, administrador e publicitário, foram convidados para compartilhar conhecimentos em técnicas de relacionamento, abordagem e valorização pessoal. Essa iniciativa visa fortalecer ainda mais a atuação desses profissionais tão essenciais para a comunidade de Goiânia, bem como no trabalho realizado por eles.
Fotos: SMS
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia