A Campanha Maio Amarelo de 2021 da Prefeitura de Goiânia, realizada por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), tem como foco a faixa de pedestre, com a temática “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”. A temática será abordada em live com o criador da campanha, José Ramalho, e o secretário da pasta, Horácio Mello, nesta segunda-feira (3/5), às 12 horas, no Facebook oficial da prefeitura.
O objetivo é conscientizar cidadãos sobre o respeito e uso desta sinalização, além de tornar Goiânia uma referência no Brasil no respeito à travessia. No lançamento da campanha no último sábado (1º/5), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou que a Campanha Maio Amarelo é sinal de atenção no trânsito e que desperta a necessidade constante do respeito às leis, à sinalização e às pessoas. “É, portanto, um sinal de responsabilidade”, enfatizou Rogério, acrescentando que, durante todo o mês, a Prefeitura realizará diversas ações educativas.
O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, ressaltou o papel da faixa de pedestre. Ele lembrou que Goiânia tem 3.685 sinalizações de travessia e reforçou que o objetivo da campanha é gerar uma relação de maior respeito entre motoristas e pedestres.
É conscientizar a todos e diminuir o número de mortes no trânsito, levando Goiânia a ser uma referência nacional no respeito a esta sinalização. Estender os braços e fazer o sinal de vida para atravessar a rua deve se tornar uma convenção goianiense”, afirmou.
Maio Amarelo é um movimento internacional que, no Brasil, nasceu com o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, em razão do alto índice de acidentes e mortes no trânsito.