Quincasblog: Meus Encontros. Esse é o título do novo livro de Lauro Moreira, que além de diplomata de carreira, sempre foi um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas, ao cinema e à fotografia, sendo inclusive premiado em concursos nacionais.
Na nova obra, Lauro reúne textos de seu blog, entre crônicas memorialísticas e reflexões sobre temas relevantes da atualidade. A obra foi recentemente lançada em Portugal, recebendo boas avaliações da crítica. No Brasil, será lançada no dia 4 de fevereiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 19 horas, com apresentação do jornalista Hélio Rocha e da poeta Sandra Maria Queiroz de Pina. A sessão de autógrafos terá a participação do Quarteto de Cordas da Filarmônica.
Em todos os postos diplomáticos por onde passou, o embaixador dedicou-se à promoção das artes e da cultura brasileiras, sobretudo da música e da poesia em língua portuguesa, proferindo palestras, escrevendo textos e organizando recitais. Em 1998, lançou o CD duplo Mãos Dadas, onde interpreta poetas de todos os países de língua portuguesa e, em 2005, gravou o álbum Manuel Bandeira: o poeta em Botafogo. Criou também o grupo Solo Brasil para apresentar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo já esteve em 16 países, alcançando sempre um marcante sucesso.
Moreira também é um grande entusiasta da cultura goiana, possuindo uma grande coleção de pintores goianos incluindo D.J. Oliveira e Antonio Poteiro. Ele inclusive realizou a doação de um grande painel de D.J. Oliveira para o Centro Cultural Oscar Niemeyer.