O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), participa nesta sexta-feira, 17, do Encontro dos Presidentes das Assembleias do Brasil, que será realizado na Casa de Leis de São Paulo. O evento vai reunir e congratular os chefes dos legislativos estaduais que foram recém-empossados, e possibilitar uma agenda com o presidente do País, Michel Temer, para discutir assuntos federais de interesse estadual.
José Vitti classificou a oportunidade como excelente para debater temas polêmicos de forma colegiada. “Além de ser uma maneira de nós presidentes nos conhecermos, trocarmos algumas informações, ainda vamos tratar de assuntos polêmicos, e melhor, que estarão sendo discutidos de forma colegiada, trazendo aquilo que a União dos Legisladores e Legislativos vão estabelecer. Isso com certeza tem muito mais força para os Estados do que se fossem tomadas decisões de forma isolada, que pode refletir muitos problemas”, explicou.
Na pauta dos debates está a reforma previdenciária, a crise carcerária, a PEC 47, que trata da regulamentação da atividade de representação de interesses perante o Poder Público, conhecida como lobby, e assuntos gerais.
O presidente também disse que outro ponto que deverá ser levado como sugestão para o encontro é em relação às medidas estaduais que são atreladas ao governo Federal. Segundo ele, o ideal é que todos os Estados assumam a adoção delas para evitar divergências entre eles.