Vice-governador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia discutem sugestões do legislativo para implantação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro). “É uma importante iniciativa do governo do Estado que visa dar agilidade aos diversos processos que tem impacto direto na vida de cada cidadão”, disse Eliton
O vice-governador José Eliton recebeu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na manhã desta sexta-feira (12/05), o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo (PMDB), ocasião em que trataram de sugestões do legislativo municipal acerca da criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro). Sobre os apontamentos feitos pelos vereadores, Eliton levará a demanda ao governador Marconi Perillo.
A criação do Conselho está prevista na Lei Federal 13.089 de 2015, denominada Estatuto da Metrópole, que torna obrigatória sua criação, de responsabilidade do estado. Dentre as atribuições está a aplicação do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI-RMG).
De acordo com Eliton, o Codemetro é uma importante iniciativa do governo do Estado, “que tem como objetivo dar agilidade aos diversos processos relativos à região metropolitana de Goiânia que tem impacto direto na vida de cada cidadão”. Segundo ele, “o legislativo municipal tem competência e credenciais para fazer os apontamentos”.
Os municípios que integram a região metropolitana da Capital são Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
O presidente da Câmara lembra que a matéria está sob apreciação do Poder Legislativo Estadual, ouvindo a todos que têm por competência própria a participação na criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro). “O que pretendemos é aperfeiçoar o projeto, tratando diretamente dos interesses de Goiânia e da população”, relata Andrey Azeredo.
Sobre o documento apresentado pelo presidente da Câmara, José Eliton se comprometeu a levá-lo ao governador Marconi Perillo, com os respectivos apontamentos. “E o governo tem sensibilidade para melhorar esse projeto, de modo a contemplar a todos os interesses da população goianiense e dos municípios que fazem parte da região metropolitana de Goiânia”, disse o vice-governador.
Por fim, Eliton agradeceu ao presidente da Câmara, Andrey Azeredo, em nome de todo o parlamento goianiense, pelas sugestões. Da mesma forma, o vereador retribuiu o agradecimento e disse que “assim como ocorreu hoje, faremos outros apontamentos futuros de modo a chegarmos a um modelo que melhor atenda aos 20 municípios envolvidos”, finaliza.