O governador José Eliton, que já foi secretário de Segurança de Goiás, sempre teve como prioridade o investimento nesta área. Por este motivo fez questão de destacar a importância da valorização da PM de Goiás, que completa 160 anos em 2018.
Presente na solenidade de comemoração ao aniversário da corporação, realizada no Comando da Academia da Polícia Militar, o governador José Eliton, que já foi Secretário de Segurança, afirmou sempre ter tratado esta área como prioridade, destacando a importância da valorização da PMGO, que completa 160 anos em 2018. Eliton ressaltou que tanto nos governos de Marconi Perillo, quanto no seu próprio, a sensação de segurança do cidadão sempre foi um objetivo buscado diariamente e declarou que ao longo deste período o salário dos policiais sofreu consideráveis aumentos, além da melhoria das condições de trabalho.
O governador prosseguiu, declarando que de 1999 até 2018, o efetivo da PMGO foi aumentado em 15,71%, saindo de pouco menos de 12 mil policiais para quase 14 mil. Também foram construídas 11 Bases Operacionais, reforçando a presença da corporação em todo o Estado. Em 1998 o estado gastava 6,51% do seu orçamento com a segurança, investimento que aumentou para quase 14% em 2017, fazendo a área saltar do 7º para o 3º lugar entre as que recebem mais mais investimentos, perdendo apenas para a Educação e a Saúde.
Com seu efetivo altamente treinado e preparado, a PMGO, Fundada como Companhia da Força Policial da Província de Goiás no ano de 1858, é, hoje, exemplo e referência para as demais polícias militares do país. A corporação teve seu primeiro quartel, ainda como a Força Policial da Província, instalado em 1863, na antiga capital, Cidade de Goiás. Em 1940 inaugurou sua Academia da Polícia, mudando o nome para Polícia Militar em 1949. Em 1968, iniciou o Curso de Formação de Oficiais e no ano 2000 o Centro de Formação de Praças. Em 2006 foi criado o Comando de Operações de Divisa, que resguarda as fronteiras do Estado, e em 2014 inaugurou o Centro Integrado de Inteligência, unificando ações e conseguindo redução nos índices de criminalidade.
2016 foi um ano importante para a história da PMGO, quando a corporação dobrou o número de armas longas e renovou seus armamentos dando melhores condições de trabalho para seus policiais. Em 2018 suas viaturas começaram a receber nova identidade visual, aumentando sua visibilidade nas ruas seguindo um padrão internacional.
Além disso novos concursos públicos para a Polícia Militar foram realizados, aumentando o efetivo em mais de 6.081 novos policiais. O governo também concedeu aumento salariais e benefícios aos policiais, fazendo da PMGO uma das mais bem remuneradas do país.
Segundo Jose Eliton, não faltam motivos para comemorar estes 160 anos.