Durante reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), realizada na manhã da última quarta-feira (17/04), o prefeito Iris Rezende apresentou carta de intenção assinada pelo governador Ronaldo Caiado que estabelece a volta da concessão do Eixo Anhanguera para Goiânia. A linha será privatizada com o objetivo de garantir qualidade na prestação do serviço para os usuários, informa ele.
O documento pactua a intenção no sentido de efetivar estudos que indiquem os meios adequados para a continuidade da prestação do serviço de transporte público na região de Goiânia tendo em vista melhorar o sistema como um todo.
Iris disse que o estado “não conseguiu garantir o atendimento eficaz aos passageiros” e, por isso, se faz necessário “um estudo para privatização” que, segundo ele, “será iniciado com objetivo de garantir o maior número possível de ônibus novos e, consequentemente, mais rapidez, modernização e qualidade na prestação do serviço”, destaca.
Além do Eixo Anhanguera, que hoje concentra grande parte das deficiências do sistema, Iris destaca que fará “um estudo amplo e responsável” que inclui, também, as linhas alimentadoras. “A prioridade, naturalmente, é propiciar condições dignas para o usuário que utiliza transporte público”, afirma.
Para o presidente da Câmara Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Kennedy Machado, uma das questões que serão saneadas até o final do ano é quanto às desonerações que, segundo avalia, seriam suficientes para reduzir a tarifa de R$ 4,30 (novo valor que passa a vigorar na sexta-feira, 19/04) para R$ 3,10.
Segundo o gestor, são gratuidades e meia passagem que representam 23% da tarifa hoje pagas pelos demais usuários e que deverão ser custeadas por receitas extratarifárias, ou seja, taxas de estacionamento, calçadas ou publicidade em ônibus que são usados para financiar o transporte público.
“Com a criação de receitas, podemos fazer o custeio das gratuidades, da operação e manutenção dos terminais de integração, bem como implantação e reforma de abrigos”, diz Kennedy Machado. “Hoje, simplesmente, é o usuário do transporte coletivo que paga todo o bolo do sistema, e nós entendemos que isso não é justo”, destaca.
A reunião que atualizou o preço da tarifa foi coordenada pelo presidente da Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC) e prefeito de Trindade, Jânio Darrot. Ele informou que novos encontros serão realizados com técnicos e os 11 membros do órgão para elaborar projeto que conterá série de melhorias efetivas no sistema. Na reunião que definiu o reajuste estavam presentes nove integrantes do órgão. Sete votaram a favor e dois contra.