Pela primeira vez, governo do estado participa do evento, no residencial Eli Forte, região Sudoeste, com oferta de serviços para moradores de 40 bairros. Prefeito e governador destacam parceria.
O prefeito Iris Rezende e o governador Ronaldo Caiado abrem, às 8h deste sábado (15/06), o 22º mutirão no residencial Eli Forte, região Sudoeste de Goiânia, com serviços e benfeitorias para moradores de 40 bairros. Os dois visitam as estandes de atendimentos, acompanham obras em curso no local e retornam à tenda do evento, onde almoçam. Esta é a primeira vez que o governo do estado participa da iniciativa.
O Mutirão da Prefeitura de Goiânia se realiza neste sábado e domingo (15 e 16/06). A abertura do evento será na rua EF 10, quadra APM 3, em frente à escola municipal João Alves de Queiroz. Ao todo são ofertados 120 serviços municipais nos setores de saúde, assistência social, cidadania, educação, finanças, orientações judiciais, emissão de documentos, além de força-tarefa em infraestrutura, urbanização e reforma de prédios públicos.
O governo de Goiás preparou serviços do Vapt Vupt, com emissão de carteira de identidade, CPF e de certidões, atendimentos do Ipasgo e Procon. A secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizará informações sobre Bolsa Família, Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, Carteira do Autista, ônibus para atendimento à mulher, Passe Livre Estudantil e carteira de estudante. Outros oito órgãos do estado estarão à postos com atividades para os participantes.
Participação do Governo do Estado
O prefeito Iris Rezende afirma que a participação do governo estadual vai ampliar os benefícios levados aos goianienses. “O mutirão é o deslocamento da administração pública para o meio do povo. Nem sempre os trabalhadores conseguem, ao longo da semana, procurar uma repartição pública, seja municipal ou estadual, para resolver problemas. O evento facilita a vida de todos”, explica. “A logística possibilita ao cidadão ter acesso aos mais variados atendimentos em um só lugar”, complementa.
“Além de resolver as demandas mais urgentes da população, nós ouvimos os questionamentos das pessoas e encaminhamos seus requerimentos”, destaca o prefeito. “Aqui, gestores e população se misturam, se integram, e o cidadão se sente contemplado, de forma que o mutirão é uma forma eficaz de atender ao contribuinte”, ressalta Iris.
“Com nossa estrutura de governo, interligada com a prefeitura, vamos ampliar na capital as ações que o Iris iniciou, com a oferta de importantes serviços à população”, afirma Caiado. “Mais do que oferecer apoio, o mutirão permite ao gestor estar no meio da população, conhecendo de perto a realidade dentro do espírito do governo pés no chão”, enumera.
Caiado também destaca que o mutirão tem viés educativo. “Brota na pessoa o sentimento de responsabilidade com o bairro, a praça, de cuidar e ajudar o poder público”, diz. “Governo nenhum muda uma região se não tiver a participação direta do cidadão. E é isso que o Iris ensinou a toda população de Goiânia e de Goiás. É um governo participativo, é o cidadão fazendo a sua parte,” conclui.