Em discurso durante jantar oferecido pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (24), em Davos, na Suíça, o presidente da República, Michel Temer, ressaltou as conquistas econômicas do País no último ano. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar que o Brasil oferece um ambiente seguro para os investimentos estrangeiros. Veja os principais destaques do discurso.
Recuperação econômica
Para Temer, a disparada da Bolsa de Valores, que atingiu os 83 mil pontos, reflete a retomada da confiança dos investidores no País. “Quero convidá-los mais uma vez a investirem com toda tranquilidade no nosso país, porque investir lá significa crescer o País e crescer aquele que aplica no nosso país.”
Reformas estruturais
O presidente ressaltou ainda que o equilíbrio das contas passa pela implementação das reformas estruturais, como a reforma da Previdência. A mudança nas regras visa acabar com privilégios históricos e amortizar o déficit de R$ 268 bilhões.
“Nós estamos fazendo a reforma da Previdência para aumentar a credibilidade e a confiança no nosso país, em primeiro lugar, e, em segundo lugar, para garantir o vencimento dos servidores públicos, as pensões, as aposentadorias que são fundamentais para o povo brasileiro”, ponderou. “Com sólidas instituições democráticas e com a mais ambiciosa agenda de reformas já vista no Brasil em muito tempo, voltamos a crescer, voltamos a gerar empregos.”
Meio ambiente
Temer frisou ainda a importância do agronegócio na melhoria dos indicadores econômicos. Mas a contribuição não se resumiu à economia; as taxas de desmatamento também caíram. “Há grande produção agrícola no Brasil, o fato é que há uma preservação ambiental, também notável e reconhecida, por isso que eu digo que somos também reconhecidamente uma potência energética, mineradora e ambiental.”
Fonte: Planalto