Hospital Estadual da Criança e do Adolescente amplia realização de cirurgias urológicas
Em dois dias, unidade do Governo de Goiás soma 18 procedimentos, reduzindo tempo de espera dos pacientes e oferecendo mais qualidade de vida às crianças
O Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu dois dias intensivos de realização de cirurgias urológicas para reduzir o tempo de espera de crianças que precisam do tratamento. No total, a unidade de saúde do Governo de Goiás somou 18 cirurgias urológicas realizadas durante a ação, no sábado e na segunda (17 e 19 de junho).
“É uma iniciativa que busca promover mais saúde e bem-estar aos nossos pacientes por meio da agilidade na assistência médica. Cada cirurgia planejada e realizada nesta ação é importante para reduzir o tempo de espera, aliviar a dor e oferecer mais qualidade de vida às crianças”, afirmou a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa.
A iniciativa contou com a participação de mais de 50 profissionais de saúde da unidade do Governo de Goiás, para que todos os procedimentos fossem realizados com equipes cirúrgicas completas e observação rigorosa dos protocolos de segurança do paciente.
Segundo o urologista Victor Rassi, o comprometimento das equipes foi fundamental para o alcance do resultado. “O empenho e o compromisso de cada profissional em fazer o máximo de cirurgias possível, com excelência e segurança, é o que nos permite chegar ao fim do dia com vários pacientes já de alta e um número expressivo de procedimentos realizados”, disse o médico.
O Hecad ampliou em 128% o quantitativo de cirurgias entre os meses de janeiro e maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 822 cirurgias, de janeiro a maio de 2022, e 1.877 procedimentos cirúrgicos nos cinco primeiros meses de 2023.
Integralmente voltado à saúde das crianças, o hospital realiza mais de 230 tipos de cirurgias e é referência em procedimentos de alta complexidade, como separação de gêmeos siameses, reabilitação de fissuras labiopalatinas, reconstrução do trânsito intestinal em crianças e tratamento de malformações do aparelho urinário.
Foto: Hecad
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás