O IBAMA multou em 90 mil reais um homem que desmatava uma área de reserva ambiental, na Zona Rural de Buritis, no Vale do Jamari. O indivíduo multado desmatava de forma ilegal mais de 17 hectares de terras em uma área no Km 45 da Linha Saracura, que é protegido por leis ambientais.
A autuação foi resultado de uma ação integrada de fiscalização entre a Polícia Militar Ambiental e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a área também foi embargada pela operação, batizada de “Pugnare”.
Conforme boletim de ocorrência, os agentes foram até a área de preservação ambiental com o intuito de descobrir, punir e coibir o desmatamento ilegal naquela região. Ao chegarem na propriedade infratora, constataram que mais de 17 hectares de vegetação nativa haviam sido destruídos. Questionado sobre a licença para tal procedimento, o homem informou que não a possuía e, diante disto, o Ibama o autuou por infração de Lei Federal, que estabelece multas para quem destrói e danifica florestas nativas.
A equipe de fiscalização embargou o local e o infrator responderá por crime ambiental, delito com pena prevista de três meses a um ano de detenção.
O caso está registrado na Unidade Integrada de Segurança Pública de Buritis.