DestaquesPolíticaÚltimas Notícias

Governo do Estado inaugura estande do Protocolo Todos por Elas na Exposição Agropecuária de Goiás

Governador Ronaldo Caiado durante lançamento do Protocolo Todos por Elas no Dia Internacional da Mulher

Governo do Estado inaugura estande do Protocolo Todos por Elas na Exposição Agropecuária de Goiás

Espaço oferece orientações jurídicas e psicológicas, além de opções de cursos de qualificação e capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência

O Governo de Goiás inaugura nesta terça-feira (23/05), às 19h, o estande do Protocolo Todos por Elas – Não é Não, na 76º Exposição Agropecuária de Goiás, em uma ação da Rede de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O evento dará início a uma mobilização local em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais e apresentações artísticas para divulgação de informações sobre o protocolo.

Serão distribuídos panfletos, fixados cartazes em banheiros de ambos os sexos, encenação do símbolo de socorro Não é Não, orientações para baixar o App Mulher Segura, entre outras ações realizadas pela “Blitz Mulher”. No estande voltado para o público feminino, será possível realizar denúncias, receber orientações jurídicas e psicológicas. O espaço também terá direcionamento de cursos de qualificação e capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência, apresentações artísticas, maquiagem e massagem.

O secretário da Seds, Wellington Matos, destaca que a exposição agropecuária é uma excelente oportunidade de divulgação do protocolo. “Temos uma grande concentração de estabelecimentos, eventos e público exatamente para os quais a ferramenta se destina”, afirma Matos.

Criação
O protocolo Todos por Elas foi criado pelo Governo de Goiás, por meio da Seds, com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e lançado pelo governador Ronaldo Caiado no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O objetivo é incentivar bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral a apoiar mulheres em situação de risco. A orientação é para que os estabelecimentos acolham os pedidos de ajuda, providenciando às vítimas maneiras para fazer a denúncia e até mesmo transporte para deixar o local. O slogan é “O pacto é não calar, denunciar e salvar vidas”.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), a partir de modelo semelhante adotado em Barcelona, na Espanha.

Foto: Seds

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

 

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics