Com o objetivo de garantir a segurança de eleitores, mesários e população em geral, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), disponibiliza canais oficiais para as denúncias de irregularidades, como a suspeita de crimes eleitorais ou de ações contrárias à preservação da ordem pública.
A Polícia Militar de Goiás atende aos chamados por meio do COPOM, pelo número 190. É possível acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás através do número 193 e a Polícia Civil, pelo 197. Ao fazer a denúncia, o cidadão não precisa se identificar e pode informar, inclusive, situações de emergência.
Outra opção é o Disque Denúncia 181, que funciona como uma central de atendimento unificada das forças de segurança pública, trabalhando em regime de 24 horas para atender à população. O número recebe denúncia sobre qualquer tipo de crime, também com garantia de anonimato.
Efetivo reforçado
A Polícia Militar de Goiás vai empregar um efetivo de 4.868 policiais militares e 759 viaturas em todos os colégios eleitorais do Estado neste domingo. Já a Polícia Civil de Goiás vai atuar com 232 viaturas e 590 servidores entre delegados, agentes e escrivães. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás participa da operação com um efetivo de 448 militares e 210 viaturas.
A operação Eleições 2022 visa manter a ordem pública, além de proporcionar segurança e proteção aos cidadãos, eleitores, mesários e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). Em situações de crimes eleitorais em flagrante, em algumas cidades do Estado como Goiânia, Anápolis e Jataí, a Polícia Federal exercerá a função de polícia judiciária. Nas demais cidades essa função caberá, de forma supletiva, à Polícia Civil.
Foto: SSP
Legenda: Copom: elo de comunicação entre Polícia Militar e sociedade
Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás