Governo de Goiás leva artesanato goiano para feira em Pernambuco
Artesãos interessados em participar podem se inscrever no site da Secretaria da Retomada, que vai selecionar sete participantes. Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) será realizada entre 5 e 16 de julho, em Olinda (PE)
O artesanato goiano tem espaço garantido pelo Governo de Goiás na 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será realizada de 5 a 16 de julho, em Olinda (PE). Dentro das ações do Goiás Social, a Secretaria da Retomada anuncia que os artesãos interessados em participar da Fenearte já podem se inscrever, até 8 de maio, para representar o estado no evento.
Os interessados devem preencher um formulário on-line de inscrição disponibilizado no site da Retomada, informando uma descrição da técnica, dos materiais e do processo produtivo envolvendo as peças que pretendem comercializar. A seleção é realizada em duas etapas, de acordo com as diretrizes do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a fim de preencher as sete vagas disponíveis para compor o estande coletivo de divulgação e comercialização do artesanato goiano.
O processo de seleção será realizado por uma equipe designada pela Secretaria da Retomada, que avaliará as inscrições de acordo com os critérios: identidade cultural, identidade visual, qualidade, sustentabilidade e inovação, previstos e descritos em edital. Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Diário Oficial do Estado de Goiás. Em caso de dúvidas, confira o edital completo no site da Retomada (https://retomada.go.gov.br/).
Para a exposição, as peças selecionadas deverão ser entregues embaladas em dia e local definidos pela Coordenação Estadual do PAB, de modo que a Secretaria da Retomada se responsabilize pelo transporte até o local do evento. O espaço de exposição na Fenearte é garantido pelo Governo de Goiás. O artesão deve arcar com as suas próprias despesas de passagens, traslados e alimentação.
Fenearte
A Fenearte faz parte das feiras nacionais do PAB e tem como objetivo colaborar na estruturação da Cadeia Produtiva do Artesanato pelo Brasil. Em 2023, a feira será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Foto: Divulgação
Fonte: Secretaria de Estado da Retomada – Governo de Goiás