Prorrogação segue resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de Goiás e foi motivada pela baixa cobertura vacinal. Em Goiânia, 32,04% das crianças com idade abaixo de cinco anos tomaram a vacina, enquanto meta do Ministério da Saúde é 95%
A Prefeitura de Goiânia prorrogou a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 08 de setembro, quando será realizado o segundo Dia D de Vacinação. A capital segue Resolução nº 232/2022 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de Goiás.
O encerramento estava previsto para este sábado (01/10), mas com a baixa cobertura vacinal no Estado para poliomielite e para outras vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunizações, a CIB optou pela prorrogação por mais oito dias. A meta do Ministério da Saúde é que 95% das crianças com idades abaixo de cinco anos, sejam vacinadas.
Goiânia vacinou, até esta quinta-feira (29/09), 24.632 crianças com menos de cinco anos contra a poliomielite. O total equivale a 32,04% do público alvo estimado, 76.884 crianças.
O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, chama a atenção para a importância da vacina contra a pólio. “De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil é altíssimo. Não podemos permitir que isso ocorra, uma vez que muitas crianças e até adultos podem ficar com paralisia ou até morrer”, alerta.
Durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando a vacina contra poliomielite e as demais de rotina em 72 salas. Nos finais de semana e feriados, a vacinação ocorre no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e no Ciams Urias Magalhães, portanto, há doses disponíveis todos os dias.
Poliomielite
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta duas vacinas diferentes contra a pólio: a inativada e a atenuada. A vacina inativada deve ser aplicada, via injeção intramuscular, em bebês de dois, quatro e seis meses de idade. Após o esquema primário, feito com a vacina inativada, são necessários dois reforços, feitos com a vacina atenuada, em forma de gotinhas. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o segundo reforço, aos 4 anos de idade.
Multivacinação
A campanha busca incentivar a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.
Foto: SMS