Sociedade

Fórum de Energia se reúne e define metas para próximas reuniões

O Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, presidido pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC), se reuniu pela segunda vez neste ano na manhã desta sexta-feira, na sede do SindiLojas, em Goiânia. Nesta reunião houve deliberação das demandas e sugestões apontadas nos últimos encontros, no que tange à produção de energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico e de biomassa. Também foram dadas metas para os grupos de trabalho.

Fazem parte do Fórum representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil.

O deputado Francisco Júnior (PSD) também compareceu a esta reunião. O convite foi feito já que parlamentar apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que implanta o “selo verde” em Goiás. O projeto cria um certificado de qualidade ambiental para empresas, entidades e órgãos públicos que desenvolvam ações para preservação, proteção e recuperação do meio ambiente.

Conforme Simeyzon, “o intuito é promover políticas públicas que visem o fomento de fontes complementares de produção de energia elétrica para o Estado de Goiás”.

A reunião

No encontro no SindiLojas foram definidas as datas das reuniões dos grupos temáticos. A primeira, da Comissão de Legislação e Meio Ambiente, acontece na próxima sexta-feira, dia 4 de março. O segundo grupo, a Comissão de Interlocução Institucional e Mercadológica, se reúne no dia 9 de março. O terceiro grupo, a Comissão de Educação, Pesquisa e Viabilidade de Mercado, se reúne no dia 16 de março. Todas ocorrerão na Assembleia Legislativa, às 14h.

Antes das deliberações, foram proferidas palestras de alguns dos membros do Fórum Permanente. Ficou decidido também a data da próxima reunião, que acontece no dia 1º de abril, na sede da FIEG, em Goiânia.

As palestras

A primeira foi do presidente da Associação das Pequenas Centrais Hidrelétricas de Goiás, Sevam Naves, afirmou em sua palestra que as energias de fontes alternativas não são concorrentes, mas sim complementares. Segundo ele, o importante é que estas fontes devem fornecer energia 24 horas por dia, módica tarifa e ser sustentável ambientalmente.

Suelena Carneiro Fernandes, representante do Ministério Público do Estado de Goiás, ao comentar a primeira palestra, afirmou que sempre teve o sonho de ver energia solar ser utilizada em larga escala em Goiás. “Estou vendo isso acontecer no estado. Acredito que o deputado Simeyzon vai conseguir juntar todas as iniciativas, e, no que depender do MP, vamos levar esse modelo para ser replicado em outros estados”, afirmou.

O professor Carlos Medeiros, representante da PUC-GO, fez uma palestra sobre como conhecer, aplicar e divulgar a energia solar fotovoltaica para o bem comum. Segundo ele, alguns dos principais objetivos são contribuir com conteúdos para graduação em engenharia, e disseminar a energia fotovoltaica para a população de baixa renda, entre outros.

A Sicredi, cooperativa de crédito, fez uma pequena apresentação sobre uma linha específica de financiamento na área de energia solar.

Ricardo Cantaclaro, presidente da Câmara Florestal de Goiás, falou sobre a utilização da biomassa, energia sustentável, já que é limpa e renovável, e constituída principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais.

Cantaclaro explicou que essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

A última palestra foi de Ulisses Fontoura, representante do Sebrae-Goiás, onde foi apresentado as “sociedades de garantia de crédito”, que tem como objetivo facilitar o acesso dos pequenos negócios ao sistema financeiro por meio de cartas de garantia e com redução de juros. O Sebrae também presta outros tipos de serviço como avais técnicos para empresas e outras ajudas às empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics