Economia

Facebook investirá US$ 300 milhões em veículos de notícias locais

O Facebook investirá US$ 300 milhões nos próximos 3 anos em notícias locais ao redor do mundo. O investimento em tempo e dinheiro é uma expansão significativa de um plano para ajudar redações nos Estados Unidos e no exterior a criarem e sustentarem modelos de negócios viáveis ​​para sobreviver, disse a empresa nesta terça-feira (15).

O anúncio vem em meio a fortes críticas que o Facebook enfrenta por seu papel na deterioração do negócio de notícias em todo o mundo.

Ao contrário dos investimentos anteriores no setor de notícias, o investimento se distingue por não estar vinculada aos produtos relacionados ao Facebook, dizem os destinatários dos investimentos, que incluem o Centro Pulitzer, o Projeto de Jornalismo Americano, o Fundo para Transformação das Notícias Locais Knight-Lenfest e o Consórcio de Mídia Local, entre outros.

Rodadas anteriores de investimentos no setor de notícias foram projetadas para encorajar os editores a confiarem na entrega de vídeos e reportagens por meio da rede social, o que depois prejudicou muitas organizações de notícias quando as estratégias do Facebook mudaram.

“Vamos continuar a combater notícias falsas, desinformações e notícias de baixa qualidade no Facebook”, disse Campbell Brown, vice-presidente de parcerias globais em notícias do Facebook, em comunicado publicado no blog oficial da empresa. “Mas também temos a oportunidade e a responsabilidade de ajudar as organizações de notícias locais a crescer e prosperar.”

De acordo com Brown, os US$ 300 milhões serão investidos em programas de notícias, parcerias e conteúdo, como prêmios para jornalistas que façam histórias locais ou a contratação de repórteres por todo o país nos próximos anos.

Fran Wills, presidente-executiva do Consórcio de Mídia Local, uma aliança de 80 empresas de notícias representando 2.200 veículos, disse que o Facebook está ajudando o grupo a criar um programa de conteúdo de marca destinado a atrair novos anunciantes. “É de interesse deles ter o máximo de conteúdo confiável possível em sua plataforma e isso é um benefício direto para os consumidores”, disse Wills.

Fonte: G1

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