Sociedade

Exposição Em Defesa Delas retrata mulheres vítimas de violência

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) leva a exposição fotográfica Em Defesa Delas à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Dez mulheres, que viveram situações de violência e são acompanhadas pela DPE-GO, estão retratadas pelas lentes das fotógrafas Regina Esteves, Mariana Borges, Ludmilla Oliveira e Gisele Soares. A exposição é composta por 21 imagens. A abertura será no dia 15 de outubro, às 14 horas, no saguão da Alego, em Goiânia.

Entre aquelas que cedem suas imagens à mostra, estão sete mulheres atendidas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-GO) e que integram o Grupo Reflexivo, oferecido pela Defensoria Pública e PUC Goiás, para atendimento psicológico de mulheres que sofreram violência de gênero. As outras três integrantes são familiares de adolescentes mortos em incêndio no Centro de Internação Provisória (CIP), ocorrido em 25 de maio de 2018, e são assistidas pelo Núcleo de Defensorias Especializadas de Infância e Juventude e pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos. Os registros foram realizados gratuitamente pelas fotógrafas, sendo que a participação de cada mulher foi voluntária.

“A exposição fotográfica homenageia mulheres que se aliaram à Defensoria Pública na luta por justiça, para si mesmas e para os seus entes queridos”, explica o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior. Todos os anos, no mês em que se celebra a Defensoria Pública, é realizada nacionalmente a campanha Maio Verde. Em 2019, o tema foi Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres. Naquela ocasião foi realizada a primeira edição da exposição fotográfica, realizada na Vila Cultural Cora Coralina. A mostra chega à Assembleia Legislativa de Goiás com apoio do deputado estadual Coronel Adailton.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics