Estudante de Itumbiara representará Goiás no Programa Jovem Senador
Semana da Vivência Legislativa ocorre em Brasília, de 21 a 25 de agosto. É a segunda vez que aluno do CEPMG Dionária Rocha vence o concurso e vai representar o estado no programa
A estudante Nathállya Mendes do Carmo – aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Dionária Rocha, de Itumbiara – vai representar Goiás na Semana de Vivência Legislativa, que ocorre em Brasília entre os dias 21 a 25 de agosto.
O anúncio do nome da jovem estudante, representante do estado no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2023, foi feito pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) na sexta-feira (16/06), por meio da Coordenação de Juventudes.
A notícia foi recebida com entusiasmo pela aluna, juntamente com sua mãe, Islaine Maria; seu professor de Produção Textual, Romes José Lopes; o gestor da unidade escolar, Ten. Coronel Daniel Rodrigues; e a equipe da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Itumbiara.
É a segunda vez que um jovem senador é estudante da unidade escolar, a primeira vez foi na edição de 2019. Segundo o Ten. Coronel Daniel Rodrigues, é uma grande satisfação para o CEPMG Dionária Rocha. “Foi uma surpresa saber que, novamente, a jovem senadora que representará Goiás é nossa aluna”, afirmou ele.
Para a estudante, que declara gostar de leitura e escrita, a experiência será muito boa. “A escrita para mim é uma forma de expressar e eu acredito que escrever ajuda bastante no processo de desenvolvimento intelectual.”
Nota 10 em resultados
Não é de hoje que esta escola da rede pública estadual de Itumbiara vem apresentando bons resultados nos projetos e programas desenvolvidos e apoiados pela Seduc/GO. O CEPMG Dionária Rocha tem sido referência pela boa participação e desempenho dos estudantes.
Além da Nathállya, outros estudantes têm alcançado destaque em concursos, como é o caso do aluno Gabriel Umbelino, da 1ª série do Ensino Médio. Ele é medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2022.
De acordo com o gestor da unidade escolar, o importante é envolver os estudantes em diferentes áreas, projetos e oportunidades. “Eu costumo dizer que ninguém é polivalente, então nós deixamos os nossos alunos escolherem e expor o que eles querem fazer, a partir do desenvolvimento de cada um.”
Jovem Senador
O Programa Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes das redes públicas estaduais de Educação conhecimentos específicos acerca da organização e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Ao todo, são selecionados 27 estudantes, um de cada estado brasileiro, para participarem da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, onde será simulada a atuação dos senadores, com a discussão e elaboração de sugestões de leis.
Foto: Divulgação – Seduc-GO
Fonte: Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás