Em solenidade na noite de sexta-feira, 7, os membros da nova diretoria e do conselho fiscal da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) tomaram posse para o biênio 2020-2022. A cerimônia contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado, do procurador-geral de Justiça Aylton Vechi, prefeito de Goiânia Iris Rezende e diversas autoridades estaduais e municipais dos três Poderes. Reeleito, José Carlos Nery assumiu reafirmando o compromisso em lutar por uma maior valorização dos promotores e do Ministério Público.
O termo de posse foi lido pela promotora Patrícia Gimenes, que assumiu como secretária-geral da AGMP. O presidente reeleito José Carlos Nery iniciou seu discurso de posse repudiando, em nome também dos membros do Ministério Público de Goiás, a recente fala do ministro Paulo Guedes (Economia) que qualificou os servidores públicos como “parasitas”. “A valorização do servidor público é essencial para o desenvolvimento social e para a implantação das políticas públicas”, ressaltou o presidente da AGMP para depois enfatizar que, à frente da associação, irá lutar pela “valorização do Ministério Público, da nossa carreira, dos pleitos classistas e pela garantia de um Ministério Público independente e que atue cada vez mais em prol da defesa dos cidadãos”.
O promotor destacou ainda os “enormes desafios” que a nova diretoria irá enfrentar, mas que o objetivo é trabalhar de forma combativa para que o reflexo seja sentido pela sociedade. “Preservar nossas garantias é reafirmar a dimensão constitucional conferida ao Ministério Público, cujo legítimo papel é cuidar do social e do interesse público”, pontuou.
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da Ministério Público, “que tem a prerrogativa de falar pela população, defender e ao mesmo tempo lutar contra as desigualdades” e reforçou a importância do diálogo entre as instituições e os Poderes constituídos. “Em vários momentos, nas crises maiores do Estado, sempre os busquei para acharmos uma solução em conjunto. Lá estavam o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Assembelia Legislativa e nós, do Executivo. Essa interlocução é diária”, salientou.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça do MPGO, Aylton Vechi, ressaltou que a “confirmação de José Carlos Nery à frente desta associação e a eleição de toda a diretoria empossada representa a confiança que nós, membros do MP goiano, depositamos nesse trabalho que vem sendo realizado e que nos dá tranquilidade de que estamos muito bem defendidos em nossos direitos”.
Também presente na solenidade de posse da nova diretoria, o presidente eleito da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Victor Murrieta, elogiou o trabalho de José Carlos Nery à frente da AGMP. “Não tive nenhuma surpresa ao saber que o José Carlos Nery foi reconduzido e aclamado pelos colegas em chapa única. Estou certo que a nova diretoria terá todo sucesso e êxito no trabalho no Estado e também no cenário nacional”, disse.
Autoridades presentes
Além das autoridades citadas, também participaram da solenidade de posse o desembargador Carlos Alberto França que representou o Tribunal de Justiça de Goiás; os deputados estaduais Eduardo Prado e Cairo Salim, representando a Assembleia Legislativa de Goiás; a secretária de Estado Lúcia Vânia (Desenvolvimento Social); o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; os deputados federais Glaustin da Fokus e Delegado Waldir;; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Ivana Farina Navarrete; e o vice-presidente da OAB-GO, Thales José Jayme.
Marcaram presença, ainda, o promotor Rubens Rosa Júnior, representando a Corregedoria-Geral do MPGO; a ouvidora-geral substituta do MPGO, Sandra Beatriz Feitosa de Paula Dias; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Benedito Torres Neto; o defensor público-Geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo; a procuradora-Geral do Estado, Juliana Prudente; os presidentes Patrícia Carrijo (Asmego), Ana Paula de Guadalupe Rocha (Apeg) e Alexandre Piovesan (Amatra)