Pesquisa Veritá também mostrou que o candidato do PSB segue entre os menos rejeitados e que, tecnicamente, está empatado com o primeiro colocado
Vanderlan Cardoso está a apenas 5% de distância do primeiro colocado, Iris Rezende (PMDB), no levantamento divulgado pelo Instituto Veritá neste sábado, 1º de outubro. A diferença é a menor entre todos os levantamentos registrados em Goiás.
O candidato do PSB à prefeitura de Goiânia aparece na pesquisa estimulada com 28,1% dos votos, contra 33,5% do peemedebista. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, o que mostra que os candidatos estão tecnicamente empatados, e que qualquer um dos dois pode sair vitorioso das urnas neste domingo.
Outro dado da pesquisa que mostra a consolidação do candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, e a queda de Iris, é que ele aparece disparado na primeira posição como a segunda opção de voto para 32,6% dos entrevistados, contra 21,4% de Iris.
Considerando que o número de indecisos ainda é de quase 20%, o eleitor que decidir por mudar o voto, ou o indeciso que decidir votar em Vanderlan, ainda no primeiro turno, pode colocar o candidato já na primeira posição.
Vanderlan diz que está otimista com os números e acredita que, ao abrir as urnas no domingo, poderá aparecer à frente do candidato peemedebista, que lidera os levantamentos. “Até lá, já poderemos, quem sabe, reverter e chegar ao fim do primeiro turno em primeiro lugar”.
A senadora Lúcia Vânia (PSB), que esteve ao lado do candidato do PSB em carreata por 120 bairros de Goiânia, também acredita que o segundo turno está garantido. “Tenho certeza que o Vanderlan já está no segundo turno”, afirmou.
Rejeição
Na rejeição, o candidato do PSB continua entre os menos citados. Enquanto Iris Rezende é rejeitado por 35,7% dos eleitores, Vanderlan aparece com menos da metade, 17,3%.
A pesquisa Veritá é a que ouviu o maior número de eleitores na capital e, por isso, tem a menor margem de erro, 3,5%. Foram 804 entrevistas, de 25 a 29 de setembro, com registro no TER-GO sob o número GO-03703/2016.