O aumento de condomínios verticais e horizontais em Goiás faz crescer uma demanda por uma profissão que está carente de profissionais. O setor de prestação de serviços terceirizados calcula a abertura diária de 50 vagas para zeladores no estado. O segmento até oferece formação para quem deseja ingressar na área ou atualizar o currículo, além de ser aberto e gratuito para aqueles que preferem se capacitar e ter uma maior probabilidade de garantir a tão sonhada vaga de emprego.
O zelador cuida das principais rotinas de um condomínio, com a função de fiscalizar e manter o bom funcionamento local. É ele quem tem contato direto com o síndico, auxilia nas atividades administrativas e resolve os problemas rotineiros no condomínio. No Instituto de Apoio aos Funcionários Ativos do Setor de Terceirização de Mão de Obra (Iafas), a demanda por estes profissionais é crescente: são cerca de 50 vagas diárias aguardando serem preenchidas.
As vagas também estão abertas para pessoas com deficiência para incentivar que sejam absorvidas pelo mercado de trabalho, com salas especiais e preparadas para receber esse público. Para concorrer às vagas de zelador, interessados podem encaminhar os currículos diretamente para o WhatsApp (62) 3988-3400 ou pelo e-mail iafas@iafas.org.br
Cursos – No Iafas, são oferecidos dois tipos de cursos de Zeladoria: básico e avançado. Ambos são destinados para futuros zeladores ou profissionais já atuantes no segmento e que possuem interesse em aprimorar suas atividades com excelência, além de demais interessados em administração de condomínios. “Divulgamos diariamente as oportunidades do segmento, mas áreas como serviços gerais, portaria, também estão em busca de profissionais”, ressalta a superintendente do instituto, Rousilene Corrêa de Carvalho Melo.
Atualmente são ofertados mais de 30 cursos gratuitos para a população em geral. São capacitações para quem deseja se capacitar e reciclar conhecimentos, num total de 50 vagas. As formações são focadas nas áreas de limpeza, conservação, vigilância e segurança privada. Os cursos disponíveis abordam teoria e prática e vão desde Técnicas Básicas de Limpeza Profissional; Relações Interpessoais; Qualificação para Recepcionista; Segurança Bancária; Limpeza Hospitalar; Limpeza em Hotelaria; Atendimento ao Cliente; Monitoramento Eletrônico e Operador de Circuito Fechado de Televisão – segurança eletrônica (CFTV) e são abertos para a comunidade em geral. As cargas horárias variam de três a 12 horas. Há também curso de informática básica, com duração de 22 horas. Todos oferecem certificados aos que concluírem as atividades. O instituto também realiza encaminhamentos para o mercado de trabalho.
No site, www.iafas.org.br/cursos-