Sociedade

CRMV-GO promove Dia do Médico-Veterinário com palestra sobre saúde mental na Medicina Veterinária

Dia 09 de setembro, em comemoração ao Dia do Médico-Veterinário, o CRMV-GO promove um evento no auditório do CRMV-GO, uma iniciativa do CRMVZ Jovem. Trata-se de uma palestra gratuita com a psicóloga especialista Anna Laura Leal Freire com o seguinte tema: “Lidando com a pressão do dia a dia: desafios da Medicina Veterinária”. Na oportunidade será tratada a Síndrome de Burnout, uma síndrome psicológica causada pelo acúmulo de estresse dentro do ambiente de trabalho. Os profissionais da saúde têm mais chances de desenvolver a síndrome, pois lidam com a ideia de perda diariamente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os médicos-veterinários estão entre os grupos ocupacionais com taxas mais altas de suicídio em relação à população em geral devido à facilidade de acesso aos meios letais (fármacos), pressões no trabalho e desencanto com a profissão. Antes da palestra, teremos um café com prosa que será servido aos participantes e ao final haverá sorteio de brindes e espaço para perguntas.  Link para inscrições:  http://www.crmvgo.org.br/site/pages/servicos/imprensa/noticia-1.php?id=961

Além da palestra gratuita, o CRMV-GO programou também a mídia busdoor no formato backbus, publicidade fixada em toda a traseira dos ônibus com a campanha 2019 pelo Dia do Médico-Veterinário, idealizada pelo Sistema CFMV/CRMVs. São 10 veículos em Goiânia adesivados a partir do dia 05 de setembro até 05 de outubro.

O trabalho do médico-veterinário

O trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Isso significa que, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o médico-veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

Ao longo de 50 anos de regulamentação da profissão, médicos-veterinários trabalham para manter a vida e o equilíbrio do planeta. Eles cuidam da saúde animal, humana e do meio ambiente, concentrados na chamada Saúde Única. A profissão também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país e tem atuação em mais de 80 áreas.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics