Distante cerca de 180 quilômetro da capital, o município goiano de Ceres, emitiu neste domingo,7, comunicado sobre a crescente demanda de leitos para internação de pacientes sintomáticos de SARS – COVID 19, conforme nota técnica Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H recebida pela Secretaria de Municipal de Saúde.
Em ofício endereçado ao secretário estadual Ismael Alexandrino, o secretário de saúde do município, Marjuery Seabra de Brito informa que, de acordo com o Protocolo de Regulação de Internação e de Urgência e Emergência – COVID-19, a cidade atingiu o nível máximo de internações.
Desta forma a Secretaria Municipal informa a impossibilidade de receber pacientes modulados pelos municípios circunvizinhos, vez que foi verificado possibilidade de colapso no sistema de saúde local. Conforme nota técnica, existem no momento 24 (vinte e quatro pacientes) em internação, sendo 12 (doze) em estado grave, utilizando carga máxima de oxigênio, sendo que a unidade só possui reserva para 12 (doze) horas.
Ceres tem como cidades vizinhas Rialma, Carmo do Rio Verde, Ipiranga de Goiás, Rianápolis, Nova Glória, Santa Isabel, Uruana, São Patrício, Rubiataba, Itapaci, Itapuranga e Nova América. A SMS informa que todas as medidas locais de remanejamento de materiais hospitalares e humanos foram adotadas a fim de continuar atendendo a demanda local.
Marjuery destaca a necessidade de circularização aos municípios seguirem o Protocolo de Regulação e Internação e de Urgência e Emergência – COVID 19 para internação estadual, uma vez constatado a não disponibilidade de vagas na unidade de Ceres.